Conar pede alteração em campanha da Fiat

Buscar

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da Agência Fiat


23 de abril de 2012 - 3h23

Em reunião na última semana, o Conar julgou dez casos em sessão plenária. Deste total, sete foram objeto de pedido de alteração. O caso mais emblemático envolve o uso da mesma frase como slogan em duas campanhas de carro. A Agência Fiat foi interpelada pela NeogamaBBH pela campanha do Novo Grand Siena, lançada em março (confira aqui). 

A Neogama alegou que, duas semanas antes, havia lançado campanha para o modelo Fluence, da Renault, com o slogan “Ter um faz toda a diferença”. A campanha da Fiat, apresentada à imprensa em Santiago, no Chile, trazia slogan muito próximo: “Novo Grand Siena. Faz toda a diferença”. 

No processo, a Agência Fiat apresentou documentos que comprovam que a campanha já estava prevista há um período maior – o que seria uma indicação de que não se trata de plágio. O órgão, ainda assim, optou pela alteração da campanha da Fiat. 

Outros casos
Na mesma reunião, na última semana, o Conar optou pela alteração de campanha e embalagem dos Brinquedos União (os produtos Frutix e Ovix Mega), a pedido da Ferrero Rocher; e do enxaguante bucal Colgate Luminous White (a pedido da Johnson&Johnson). Outro caso envolve Natura e O Boticário. A Natura acionou o órgão acerca de uma campanha do concorrente que não deixava explícita a comprovação do perfume Malbec ser o mais vendido do País. O Conar pediu alteração da campanha.

Sky e Net também foram objeto de processo do Conar. A Net pediu – foi atendida por decisão do órgão – que a Sky informe mais claramente a quantidade de canais abertos oferecidos em HD, pois o número varia de acordo com a região. A Coca-Cola foi acionada pela Pepsico em virtude da bebida Powerade (concorrente de Gatorade) – e uma informação de sua embalagem deve ser mudada. A Vivo também foi acionada, mas Meio & Mensagem não teve acesso a detalhes do processo. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf