Rock in Rio começa com as ativações de marcas

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Rock in Rio começa com as ativações de marcas

Evento estreia nesta sexta-feira, 27, confirmando sua vocação para oferecer experiências que vão além dos shows musicais

Teresa Levin
27 de setembro de 2019 - 10h17

Nesta sexta-feira, 27, começa mais uma edição do Rock in Rio e com ela um show de ativações das mais diversas marcas presentes no evento. Firmando-se como um palco de experiências que vão além dos shows musicais, o festival acontecerá ao longo de sete dias – 27, 28, 29, 3, 4, 5 e 6 –, reunindo um público de 100 mil pessoas aproximadamente a cada dia.

Confira aqui parte das ações de anunciantes que serão vistas a partir deste primeiro dia do Rock in Rio na Cidade do Rock:

 Oi

Em sua 20ª vigésima edição do Rock in Rio, a Oi fará ativações utilizando a tecnologia 5G. No estande da empresa na Gameplay Arena by Game XP será possível fazer um passeio virtual pela orla do Aterro do Flamengo numa bicicleta conectada via rede 5G e montada em frente a um videowall. Quanto mais rápido a pessoa pedalar, mais rápido o vídeo passará. A área patrocinada pela Oi reunirá ainda, em um espaço de quatro mil metros quadrados e com capacidade de até 3300 pessoas, variados tipos de games, de clássicos a mais modernos. A marca também oferecerá uma experiência imersiva de hiper-realidade, que simula um passeio aéreo para conhecer a Cidade do Rock. A Oi ainda é patrocinadora do palco Just Dance, em parceria com a Ubisoft, atração com mais de 500 músicas para o público dançar em frente à Gameplay Arena.

Facebook

A ativação quer mostrar que quando as pessoas se unem em torno de interesses em comum, grandes acontecimentos podem aparecer. Ela faz parte da recém-lançada campanha de marketing “Somos Mais Juntos”. Ao chegar no festival, quem for ao ponto de encontro do Facebook poderá escolher pulseiras de acordo com o estilo musical favorito. Entre o funk, o pop, o rock ou a música eletrônica, as pulseiras vão mostrar também um QR code que libera um filtro temático de realidade aumentada no stories do Facebook.

Próximo à Rock District, um outro espaço do Facebook vai mostrar como a conexão entre as pessoas em torno de um interesse em comum pode proporcionar experiências únicas. Ao encontrar cinco pessoas com o mesmo interesse musical, os visitantes poderão acessar uma mini festa privada, com um DJ tocando apenas os hits do estilo musical favorito. A marca também tem planejada a participação de vários convidados famosos nessas minifestas, como uma surpresa para os grupos. Além disso, uma câmera 360º vai registrar a experiência, para que as pessoas possam compartilhar em seus perfis no Facebook. A ativação foi batizada de “A pista de todos os Grupos” e é assinada pela Dream Factory.

Snapchat

Com o Rock in Rio, a plataforma vai trazer diversas lentes de realidade aumentada  para o público do festival, tanto no Rio de Janeiro, quanto em outros lugares.  Ao acessar snapcodes e os marcadores disponíveis em cartazes distribuídos pelo evento usando a câmera do Snapchat, o público poderá ativar o 3D Map of the City of Rock, que trará ainda efeitos especiais de áudio. Além do mapa em 3D, o Rock in Rio quer oferecer uma experiência celestial em realidade aumentada para  mostrar o quanto o festival está conectado a uma comunidade global. Para isso, durante os dias do evento, os usuários terão acesso a uma lente especial em realidade virtual no Snapchat.

 O Globo

Media partner do Rock in Rio 2019, o Globo estará presente com uma ação de foto volante gratuita. O público poderá fazer fotos animadas – estilo boomerang/gif –  com uma moldura exclusiva para postar nas redes sociais com as hashtags #OGlobo e #RockinRio, além de usar stickers do game do Globo ‘Rock, cabelo e bigode’ para personalizar as fotos com acessórios de rock. A ação acontecerá durante o festival, em horários específicos.

 

Ação da Olla é da BETC/Havas (Crédito: Divulgação)

 Olla

Ao longo dos meses de setembro e outubro, a BETC/Havas criou ações inspiradas no clima do festival. No evento, terá a iniciativa “A Fila Anda”, na qual a ideia é transformar o stand da marca  em um aplicativo de relacionamento do mundo real. Em duas cabines, as pessoas poderão entrar sem saber quem estará do outro lado. Se curtirem, podem ficar e aproveitar juntas por 30 segundos. Mas, dando sequência na brincadeira, terão uma segunda chance de encontrar um novo par passando para a próxima cabine. Um telão dará visibilidade às pessoas que “caírem na pegação” quando elas postarem fotos juntas em suas redes, usando a hashtag #AFilaAndaOlla. Para divulgar o projeto, a Olla escalou os influenciadores digitais Gustavo Rocha, Any Borges, Dora Figueiredo, Rafael Zulu, Nana Rude, Vivian Amorim e Kaya Conky, que começaram a promover a ação nessa semana. Eles lançaram desafios e estão estimulando a interação de seus seguidores, por meio de vídeos. Além disso, também estarão ativos durante o Rock in Rio, fazendo a cobertura do festival e da brincadeira “A Fila Anda”.

 DHL

Este ano, em seu estande, a empresa levará os participantes para dentro de clipes inspirados em artistas que tocarão no festival e, ainda, promoverá a promoção MiniEu. A iniciativa começará com um modo de apresentação artística tridimensional intitulado dioramas. Por meio deles, os visitantes terão à disposição quatro cenários inspirados em clipes de estrelas do line up do festival. Lá, o público poderá escolher em qual dos cenários deseja se ver e, após um escaneamento 3D, receberá pequenos vídeos no cenário pelo celular. Quem postar as imagens nas redes (Instagram e Facebook) com as hashtag #DHLRocks e #DHLMiniEu participará da promoção MiniEu; a foto mais curtida de cada dia no hotsite  da ativação ganhará uma miniatura 3D. As pessoas que passarem pelo espaço também poderão rodar a roleta DHL Power Trio e arriscar a sorte para ganhar o Rock Finger, uma luva com o símbolo do rock, que também será distribuído para quem estiver no gramado, ou um Guitar Pin, um bottom customizável e exclusivo do festival.

 Sony

A Sony Music patrocina o palco Supernova, no qual apresentará 35 artistas da nova cena musical, sob a marca FILTR LIVE, plataforma de entretenimento da empresa que tem o objetivo de transformar o digital em experiência real, através de shows e ações de entretenimento. No cast artistas novos, alguns da cena independente, com mais ou menos tempo de carreira, mas todos com números expressivos de seguidores nas redes sociais.  Entre eles está a banda carioca Oriente, grupo de rap que tem dois milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Estácio quer levar clima de universidade para o Rock in Rio (Crédito: Divulgação)

Estácio

O estande da universidade na Rock District foi desenvolvido pensando no dia a dia dos universitários. Com o conceito “Calouros x Veteranos”, a ideia é apurar se é a primeira vez que as pessoas participam do Rock in Rio ou não. O público será recebido pelos promotores que estarão no local e poderão fazer fotos digitais temáticas. A foto será tirada em um chroma key; depois,  três imagens icônicas do Rock in Rio e cinco molduras diferentes podem ser escolhidas. Para as fotos, serão disponibilizados instrumentos e uma arara com roupas e perucas, além de pinturas faciais que lembram os calouros de uma faculdade. A Estácio também distribuirá brindes no gramado, batecos iluminados por dentro com a logo da instituição de ensino superior. Ao longo do Rock in Rio, serão distribuídas 15 mil unidades. Para ganhar, a pessoa terá que fazer um pequeno cadastro. 

Movida

Em sua terceira participação, a empresa terá uma área de ativação aberta ao público na Rock Street baseada no filme Quero Ser Grande, com Tom Hanks. Inspirada na cena em que ele toca um piano gigante com seus pulos, ela levará um instrumento como esse para seu stand na Cidade do Rock. As teclas do aparelho serão acesas de acordo com o ritmo das 20 músicas de pop rock disponíveis. Quem superar o desafio ganhará um brinde. Durante os sete dias do Rock Rio, promotores da Movida também farão uma blitz na Rock Street com distribuição de brindes – uma luz de self e vouchers de 20% de desconto na locação dos Grupos B e C da locadora.

 

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