Globo reestrutura diretorias e Marcelo Duarte deixa grupo
Equipes comerciais de TV aberta e digital são unificadas sob gestão de Eduardo Schaeffer, ex-diretor de inteligência digital

Eduardo Schaeffer, novo diretor integrado de negócios da Globo (Crédito: Divulgação/ Sergio Zalis)
O grupo Globo realizou uma reestruturação de suas equipes comerciais e criou uma diretoria integrada de negócios, reunindo todas as áreas relacionadas da TV aberta e digital. Com isso, Marcelo Duarte, que era diretor geral de negócios, deixou a empresa. Assume a área integrada Eduardo Schaeffer, que era diretor da unidade de inteligência digital da Globo.
Segundo comunicado, o novo modelo encerra com as funções que antes estavam atreladas à operação comercial tradicional. A ideia é que a nova área ofereça soluções completas às marcas, sem divisão entre as equipes comerciais de digital e televisão linear.
Ao falar em media tech, Schroder aponta para alguns caminhos que o grupo vem consolidando nos últimos meses. Eles são representados pelos projetos “Uma Só Globo” e “Uma Só Tecnologia”, ambos coordenados por Rossana Fontenele, diretora-geral de planejamento e gestão do Grupo, que conta com consultoria da Accenture. O objetivo, com prazo de três anos, visa unir as diversas empresas do grupo e otimizar sua estrutura, gerando sinergia entre as diferentes áreas, com investimento em tecnologia visando o crescimento da marca e de parceiros.
Eduardo era CEO da plataforma de classificados de imóveis Zap, também da Globo, onde tinha carreira executiva desde 2006. Em setembro do ano passado foi promovido à área de inteligência digital.
“Passaremos a oferecer um modelo integrado, desde a concepção da oferta até a abordagem final, unindo a capilaridade de todas as plataformas digitais do Grupo Globo ao alcance incrível que só a Globo tem no Brasil, por meio de uma TV aberta de qualidade e penetração inquestionáveis. Isso vai nos permitir oferecer uma solução Globo muito mais completa”, afirmou Eduardo.
Marcelo Duarte havia assumido a área em dezembro de 2017, em substituição a Willy Haas. No ano passado, chegou a acumular a diretoria de marketing por alguns meses, após a saída da Ricardo Esturaro e antes da chegada de Flavia Molina. Marcelo estava há 30 anos na emissora.