Ibope: 90% dos tweets sobre vídeo de 2020 vieram da TV

Buscar

Ibope: 90% dos tweets sobre vídeo de 2020 vieram da TV

Buscar
Publicidade

Mídia

Ibope: 90% dos tweets sobre vídeo de 2020 vieram da TV

Realities shows, séries e novelas de TV aberta foram os assuntos mais comentados


5 de fevereiro de 2021 - 6h00

Cada vez mais comentar sobre programas de TV nas redes sociais tem se tornado um hábito dos brasileiros. Segundo o Kantar Social TV Ratings — solução da Kantar IBOPE Media que analisa o buzz dos programas de TV nas redes sociais — mais de 90% dos 363 milhões de tweets gerados em 2020 sobre conteúdos de vídeo vieram de programas da TV aberta, em especial realities shows, séries e novelas. A TV por assinatura e os SVOD (TV sob demanda, como os serviços de streaming) aparecem na segunda e terceira posições, com 14 e 13 milhões, respectativamente.

 

Realities shows, séries e novelas de TV aberta foram os assuntos mais comentados nas redes (Crédito: Franckreporter/ iStock)

Entre os conteúdos mais comentados, os realities aparecem em primeiro lugar, com 287 milhões de citações (85,6% do total), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%).

Em 2020, com mais tempo em casa, os realities que já chamavam a atenção, tiveram um salto de 373% em comparação a 2019. Foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming. O recorde de tweets sobre TV aberta aconteceu em 31 de março, no paredão entre Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior, no Big Brother Brasil 20. Na data, o asssuntou gerou 97% dos mais de 11 milhões de tweets. Além disso, este paredão também rendeu o recorde de maior quantidade de votos em um programa de televisão, segundo o Guinness World Records, para a Globo, detentora da atração no Brasil.

Além de realities, séries e novelas, os programas jornalísticos também se destacaram entre os assuntos comentados nas redes. O gênero cresceu 119% no acumulado do ano e chegou a ser o mais falado durante algumas semanas do primeiro trimestre, passando da nona colocação em 2019 para a quarta em 2020. Cidade Alerta, Jornal Nacional e Roda Viva ficaram entre os programas mais comentados da TV aberta em 2020.

Pay TV e SVOD

Como já era esperado, os realities também tiveram bons resultados na TV por assinatura. Porém, ao passo que o BBB foi o campeão na TV aberta, na TV paga ficou na quarta posição, atrás de De Férias com o Ex, da MTV, e das premiações Oscar (TNT e Globo) e Grammy Awards (TNT). O recorde de tweets foi em 26 de janeiro, durante a transmissão do Grammy, que rendeu cinco prêmios (artista revelação, melhor álbum, melhor música, melhor gravação e melhor álbum de pop vocal) a cantora Billie Eilish.

Na SVOD (TV sob demanda ou streamings), o reality show da Amazon Prime Video, Soltos em Floripa, ficou em oitava posição no top 10, como único do gênero. As demais nove colocações foram para séries da Netflix: Dark, Sex Education, La Casa de Papel, Anne With an E, Lucifer, Stranger Things, A Maldição da Mansão Billy, Elite e O Mundo Sombrio de Sabrina. Mais de 87% dos 250 mil tweets sobre TV sob demanda do dia 3 de abril abordaram a morte da personagem Nairobi, de La Casa de Papel.

**Crédito da imagem no topo: Reklamlar/istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes