Copa do Mundo: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o evento

Buscar
Publicidade

Mídia

Copa do Mundo: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o evento

Pesquisa feita pela Meta aponta também o interesse em consumir conteúdos sobre os jogos e seleções no ambiente digital

Bárbara Sacchitiello
2 de junho de 2022 - 10h40

A principal competição de futebol do mundo continua movendo as paixões do público brasileiro. Levantamento da Meta Foresight, divisão de pesquisas da Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, mostra que 84% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 21 de novembro.

Al Rihla, a bola oficial da Copa do Mundo do Catar (Crédito: Divulgação/Adidas)

A fidelidade do público à Copa independe até da torcida pela seleção. Desse grupo que irá acompanhar o Mundial, 75% afirmou que seguirá assistindo aos jogos mesmo se a seleção para a qual torce for eliminada.

Ações das marcas

A pesquisa também mapeou a relação dos espectadores com as marcas que geralmente fazem parte do contexto da Copa do Mundo. Para eles, a presença de conteúdo publicitário no universo da Copa é natural: 48% disseram estar ansiosos para ver os anúncios e campanhas que as marcas prepararam para o evento.

Os fãs de futebol também estão preocupados com a questão da representatividade na publicidade. Para 61% deles, a tendência é priorizar as marcas que aproveitem a competição de seleções para falar sobre diversidade, equidade e inclusão.

Copa no digital

A Meta também avaliou a intenção dos espectadores em acompanhar as notícias e conteúdo sobre a Copa do Mundo em suas plataformas digitais. Pelo estudo, 55% dos torcedores afirmam que irão acompanhar os conteúdos sobre a Copa nas redes sociais da Meta e 66% apontam que farão uso do Instagram, Facebook e também do WhatsApp para comentar os jogos, seguir os perfis de jogadores e seleções e trocar mensagens.

Evento social

O estudo da companhia também comprova que os brasileiros devem continuar fazendo da Copa do Mundo uma oportunidade para encontrar familiares e amigos e fazer uma celebração social enquanto assistem aos jogos. Entre os brasileiros que acompanharão o evento, 78% prometem se reunir com amigos e familiares para torcer junto.

A casa ainda é o lugar preferido para assistir aos jogos (citada por 80%). Já 46% preferem acompanhar os jogos nas casas de amigos e de familiares; 29% gostam de assistir à Copa do Mundo em bares ou restaurantes; 21% citaram que irão acompanhar aos jogos no escritório ou ambiente de trabalho e 15% disseram que preferem assistir nos telões de rua, quando há esses espaços de transmissão.

Para poder assistir ao jogo, o público também planeja fazer compras. Entre os pesquisados, 60% declararam que irão comprar algum item de roupa ou acessório para acompanhar a Copa. Já 55% afirmam que comprarão bebidas alcoólicas para consumir durante os jogos e 51% também prometeram comprar petiscos ou salgadinhos. A compra de carnes para churrasco foi citada por 56% dos entrevistados e 39% disseram que comprarão chocolates e sobremesas para acompanhar os jogos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também