Como as redes sociais se prepararam para as eleições?

Buscar

Como as redes sociais se prepararam para as eleições?

Buscar
Publicidade

Mídia

Como as redes sociais se prepararam para as eleições?

Com a crescente influência da vida online no debate e nas decisões políticas, big techs investem em moderação, contexto e parcerias com autoridades


25 de agosto de 2022 - 6h01

Em dezembro de 2019, quase um ano após as últimas eleições presidenciais realizadas no País, o Instituto DataSenado, em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, desenvolveu uma pesquisa sobre a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor.

 

Jovem vota em eleições no Brasil

Eleições acontecem, enquanto cresce influência do debate nas redes sociais ( Crédito: Alexandre Schneider/ Getty Images)

Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 45% afirmaram ter decidido seu voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. Na época, o Whatsapp era apontado como a principal fonte de informação. 79% dos usuários disseram sempre usar essa rede social para se informar. Na sequência, aparecia a televisão, citada por 50% dos entrevistados, e o YouTube, com 49%. No auge da discussão sobre as notícias falsas, os brasileiros já diziam considerar esse fator na hora de se informar.

Com o início da campanha eleitoral e o avanço do debate online, as redes sociais vêm sendo cada vez mais pressionadas a mostrar como estão se preparando para lidar com as eleições e fenômenos como desinformação e discurso de ódio. Confira algumas das medidas anunciadas pelas plataformas:

Meta

Ainda em fevereiro, após o acordo com o TSE, foi criado um canal de denúncias. O conteúdo é analisado pelo TSE e encaminhado para Meta. A companhia também inseriu rótulos em ambas as plataformas para publicações sobre política ou eleições, que direcionam o usuário para os canais da Justiça Eleitoral.

De acordo com o TSE, em dois meses de parceria, o número de acessos ao portal do aumentou em dez vezes. O Whatsapp, outro aplicativo que pertence à Meta, lançou uma campanha promovendo seus esforços contra a desinformação. A campanha foi criada pela AlmapBBDO e será veiculada durante todo o período eleitoral.

Uma das iniciativas destacadas é o desenvolvimento de um chatbot, o “Tira-Dúvidas do TSE”, no WhatsApp. A ferramenta usa inteligência artificial para que os usuários possam interagir com uma autoridade eleitoral. O app de mensagens também renovou o canal de denúncias para contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido pelos Termos de Serviço do Aplicativo e pela Legislação Eleitoral.

De acordo com a Meta, só em 2021, forma investidos US$ 5 bilhões nas áreas de segurança e integridade. Os investimentos estão aplicados em aprimorar a tecnologia e contratar pessoas para, entre outras ações, remover conteúdo e agir contra contas falsas. A companhia também trabalha com agências independentes de verificação de fatos para verificar posts denunciados no Instagram, Facebook e fornecer informações verificadas para usuários no WhatsApp. Neste ano, o número de parceiros do programa subiu de quatro para seis.

Twitter

O Twitter começou a apresentar seu pacote de medidas em abril. Segundo um levantamento da plataforma, de janeiro a julho, a companhia registrou cerca de 44 milhões de tweets sobre as eleições. Pensando nisso, entre as medidas adotadas, estão a implementação da Política de Integridade Cívica, uma camada adicional às políticas da rede, que proíbe o uso da plataforma para manipular ou interferir em eleições ou atos cívicos. Para isso, a big tech inclui avisos ou mesmo remove informações que sejam falsas ou enganosas.

Fruto da parceria com o TSE, a rede está inserindo links com informações do Tribunal Superior Eleitoral como primeiro resultado das buscas por eleições. Também foi lançada uma página específica na Central de Ajuda e uma aba dedicada às Eleições 2022, por meio do Moments.

A companhia ainda vai colocar etiquetas de identificação em contas de candidatos(as) aos cargos de presidente, governador, senador e deputado federal, além de outras ações como campanhas educativas e o lançamento de emojis especiais.

Youtube

Em março, o YouTube, junto ao Google sua plataforma mãe, apresentou uma atualização de suas políticas de integridade eleitoral que estabelece, entre outras medidas, o veto a publicação de conteúdos que aleguem fraude, erros ou problemas técnicos em eleições já realizadas. A plataforma também não vai permitir, por exemplo, conteúdos que possam confundir, atrapalhar ou desestimular a participação no pleito.

Alana Rizzo, gerente de políticas públicas do YouTube, resume a atuação da companhia em quatro pilares. O primeiro deles é, de fato, a remoção de conteúdos que violem as regras e políticas. Para conteúdos considerados borderline, ou seja, que estão na fronteira entre o que é permitido e o indesejado para a plataforma, a medida é a redução do alcance.

Por meio da parceria com o TSE, o YouTube também está investindo na recomendação de conteúdo informativo gerado por fontes oficiais e autoridades. É o caso da ferramenta painel de informação, que gera contexto para os usuários a partir de informações do TSE. Um dos painéis disponíveis trata da segurança das urnas eletrônicas.

O último pilar se dá com os criadores de conteúdo da plataforma, ajudando na preparação e qualificação deles. Outra alternativa foi o projeto Jogo Limpo, programa em parceria com jornalistas para fomentar iniciativas contra desinformação.

TikTok

Diferente de outras plataformas, o TikTok não se posiciona como uma rede social. Com mais de um bilhão de usuários ativos no mundo, a companhia afirma ser uma plataforma de entretenimento. Isso reflete sua abordagem das eleições.

“O TikTok é primariamente uma plataforma de entretenimento, com conteúdos leves e divertidos. Não somos o destino primário de quem quer consumir informação ou conteúdo político”, conta Fernando Gallo, diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil.

Para isso, o TikTok lançou ferramentas na plataforma para ajudar os usuários a se conectarem com informações oficiais, para além da parceria com o TSE e com o Estadão Verifica.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    Emissora pretende dar continuidade à programação educativa e cultural e atrair mais parceiros do mercado publicitário para projetos embasados em propósito

  • KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    Plataforma de mídia exterior urbana busca oferecer cruzamento de dados inteligentes e segmentação precisa