Greenwald vai liderar novo projeto digital

Buscar

Greenwald vai liderar novo projeto digital

Buscar
Publicidade

Mídia

Greenwald vai liderar novo projeto digital

Autor do furo da espionagem da NSA, jornalista americano deixa Guardian para criar e comandar site jornalístico a partir do Rio de Janeiro


15 de outubro de 2013 - 6h19

 Glenn Greenwald, o jornalista americano que revelou ao mundo o personagem Edward Snowden e as ações de espionagem da NSA, vai comandar uma nova operação jornalística digital e de alcance global. Para tal, vai parar de colaborar com o jornal inglês Guardian, com o qual começou a trabalhar em 2007 e, desde agosto do ano passado, de forma exclusiva.

“Minha parceria com o Guardian foi frutífera e recompensadora: tenho grande apreço pelos editores e jornalistas com quem trabalhei e tenho muito orgulho pelo que alcançamos”, disse o jornalista, num comunicado por email. Ele acrescentou que a decisão não foi fácil, mas colaborou o convite a participar de um sonho profissional “difícil de declinar”. Greenwald afirmou que continuará a residir no Rio de Janeiro, para onde levará uma equipe, que também contará com jornalistas em Nova York, Washington e São Francisco. “Meu papel, à parte de reportagem e redação, será criar toda uma unidade jornalística”, explicou, ressaltando que o foco será político e terá um amplo financiamento. Acrescentou que, devido ao vazamento do projeto antes do esperado, deverá fornecer mais detalhes em breve.

Em mensagem ao Buzzfeed, Jennifer Lindenauer, porta-voz do Guardian, confirmou e lamentou o desligamento. “Claro que estamos tristes com a decisão de Glenn em mudar-se, mas ficamos felizes pelo apelo do novo trabalho que lhe foi oferecido. Desejamos o melhor a ele”, disse. Apesar de paralisar suas colaborações com o jornal inglês, Greenwald antecipou que vai escrever colunas para o francês Le Monde.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos