Opinião
Eficiência digital, mas o que é isso?
É quebrar conceitos e paradigmas da geração off-line, mostrando resultado de fato na receita das empresas, e não apenas romantizar o que está digitalizado
É quebrar conceitos e paradigmas da geração off-line, mostrando resultado de fato na receita das empresas, e não apenas romantizar o que está digitalizado
6 de outubro de 2021 - 6h00
Calma lá, a gente sabe que o mercado funciona como uma corrida atrás de tendências. E, de oito anos pra cá, ela foi basicamente pautada por um único termo nas empresas: a transformação digital.
Sim, todas as marcas correram atrás desse novo conceito na forma de operar, não apenas em suas estratégias de marketing, mas também em suas estratégias de negócio. E posso falar que muitas dessas empresas ainda lutam para implementar essa nova cultura nos corredores da sua operação.
Hoje esse termo está não apenas desgastado, como também obsoleto.
A ansiedade por alcançar algo exige muito mais do que apenas construir um e-commerce ou uma automação de disparo de e-mail, muitos desses movimentos deixaram rastros de ineficiência nas entrelinhas de suas entregas. Desculpe falar, mas a transformação digital já passou!
Agora estamos na era da otimização, ou melhor, na era da eficiência digital.
Isso significa aprender com os erros da implementação da transformação e tornar aquilo que foi construído algo mais maduro.
Ou seja, tornar todo esse ecossistema mais eficiente. Entender que o tráfego orgânico é muito mais valioso que o pago e entender que todos os canais digitais precisam estar conectados com suas cadeias de pixels em um único organismo vivo.
É quebrar conceitos e paradigmas da geração offline, mostrando resultado de fato na receita das empresas, e não apenas romantizar o que está digitalizado.
Bem, a lista de frentes que precisam amadurecer é enorme.
Então, aqui fica a provocação: se você está falando que precisa fazer transformação digital, corra, mas corra muito, você está no momento de olhar o ontem como se fosse o amanhã. E, se você diz que já fez a transformação, abra o olho, pode ser uma bela cesta construída, mas sem frutos dentro.
E, pra quebrar alguns discursos em que falam que o mundo está mudando, sinto informar, o mundo sempre mudou, você apenas tem que acompanhar a velocidade do giro de seu eixo. Vamos pra cima porque 2021 é um ano que ainda não começou.
Compartilhe
Veja também
Técnica e estratégia
Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados
Premiunização para avançar
Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios