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Meio & Mensagem lança dois estudos proprietários, realizados em parceria com Kantar Ibope Media e KPMG, para monitorar a previsão de direcionamento das verbas de mídia pelos anunciantes e debater o futuro das agências


31 de maio de 2022 - 6h00

O convívio com um cenário global que mescla alta preocupante da inflação, efeitos econômicos da invasão russa à Ucrânia e problemas de escassez nas cadeias de suprimentos de diversas indústrias poderia anuviar as perspectivas de atuação dos CMOs. Em seus ambientes de trabalho, entra nessa equação a acirrada competição por talentos em setores do mercado de comunicação e marketing, que contrasta com a manutenção prolongada da juniorização de muitas equipes.

O contraponto que possibilita uma injeção de ânimo vem dos dados que mostram aumento no investimento das marcas. Globalmente, relatório anual da consultoria Gartner, divulgado na semana passada, mostra alta de 6,4% nos orçamentos de marketing em 2021, de acordo com 405 executivos da área atuantes em grandes empresas na América do Norte e na Europa. No mercado brasileiro, o Cenp-Meios aferiu avanço de quase 40% no investimento em mídia que passou pelas maiores agências do País no ano passado.

Para monitorar o direcionamento das verbas de mídia feito pelos maiores anunciantes atuantes no Brasil, Meio & Mensagem lança nesta semana uma nova pesquisa. Desenvolvido em parceria com a Kantar Ibope Media, o painel Marketing Trends medirá constantemente o pulso de quem toma as decisões sobre o investimento em publicidade. A primeira rodada, publicada nesta edição, nas páginas 14 e 15, entrevistou de maneira online 70 CMOs e decisores de marketing de todo o País, durante o mês de abril — novas sondagens serão feitas periodicamente.

O resultado mostra otimismo e disposição para enfrentar as adversidades impostas pela política e pela economia, com a maior parte dos profissionais sinalizando aumento nos investimentos em publicidade em 2022. A pesquisa faz, ainda, um detalhamento sobre as perspectivas de onze meios, quase todos com índices que apontam para alta das verbas no 2º trimestre, especialmente os formatos digitais (68,6%), as redes sociais (64,3%) e os vídeos online (62,3%).

Também nesta semana, será lançado oficialmente durante o ProXXIma 2022, que acontece na quarta, 1, e na quinta, 2, no WTC, em São Paulo, o primeiro report realizado em conjunto por Meio & Mensagem e a consultoria KPMG. O estudo “O futuro das agências: visão perspectiva sobre ESG, aquisições, estratégia de crescimento e concorrência” analisa o momento atual do mercado de publicidade no Brasil e traça projeções sobre os rumos do setor, de forma a contribuir com o desenvolvimento de seus negócios.

Para alimentar os dados a serem divulgados e embasar as interpretações da consultoria, foram ouvidos 50 líderes de agências, de diversos portes, níveis de receitas e perfis de atuação, em duas etapas: todos participaram da coleta de dados quantitativa, feita via formulário online, e 16 deles foram entrevistados individualmente, via videoconferências conduzidas pelo sócio e líder do segmento de media e sports da KPMG, Francisco Clemente.

Entre os desafios postos às agências que o estudo ajuda a elucidar estão o aumento da diversidade nos cargos de liderança, a ampliação da remuneração via success fee, a complexa negociação com os departamentos de compras dos clientes e a inclusão de serviços e soluções nos portfólios das agências por meio de aquisições de startups. Assuntos, que, como ocorre nesta edição com o painel Marketing Trends, serão tratados editorialmente nas próximas semanas, após o report desenvolvido com a KPMG ser compartilhado com as empresas participantes do Círculo Corporativo e os profissionais associados ao Círculo Liderança, modalidades de assinaturas do conteúdo, benefícios e serviços de Meio & Mensagem.

As parcerias com Kantar Ibope Media e KPMG são dois novos passos no nosso compromisso com a evolução e amadurecimento da indústria de comunicação, marketing e mídia, que vivencia um dos períodos de maior transformação de sua história — motivo pelo qual a produção e disseminação de conteúdo confiável e relevante se torna ainda mais crucial.

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