Mercado de animação vale R$ 3,97 bilhões, segundo BNDES

Buscar

Mercado de animação vale R$ 3,97 bilhões, segundo BNDES

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Mercado de animação vale R$ 3,97 bilhões, segundo BNDES

Dado de 2016 inclui produções audiovisuais distribuídas em TV paga, cinema, plataformas de streaming, jogos, meio corporativo e publicidade


19 de junho de 2018 - 15h25

Segundo um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), produções audiovisuais de animação representaram, em 2016, R$ 3,97 bilhões em suas diversas plataformas de consumo: TV paga, cinema, plataformas de streaming, jogos, meio corporativo e publicidade. O dado foi apresentado, na última quinta-feira, 14, durante o Festival de Annecy, na França, pela Patrícia Zendron, gerente do departamento de economia da cultura do banco.

Em TV paga, no ano retrasado, o segmento de animação representou R$ 1,35 bilhão — 5,9% do valor pago pelos assinantes. Além disso, em 2016, 25% da bilheteria total de cinema foi destinada ao setor, somando R$ 518 milhões. No mesmo ano, o mercado de animação em plataformas de video on demand (VOD) gerou uma receita de R$ 73 milhões. Os números nas categorias de jogos, ambiente corporativo e publicidade não ficam para trás. Em games, as animações alcançaram R$ 1,22 bilhão; e, em corporações e propaganda, R$ 800 milhões.

Os dados não incluem licenciamento de direitos de obras animadas, como personagens, e de efeitos visuais — focos em etapas seguintes do estudo. A pesquisa foi baseada em informações primárias da Agência Nacional de Cinema (Ancine), estudos da consultoria Digital Vector, demonstrações financeiras de empresas de capital abertos e dados de projetos financiados pela BNDES.

*Crédito da foto no topo: Expect Best/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário