Festival de Annecy homenageia animação brasileira
Com maior delegação dos últimos anos para o evento na França, País terá mostra de obras clássicas e contemporâneas, e uma campanha da Apex-Brasil, criada pela F/Nazca

Animação completou cem anos no Brasil no ano passado (crédito: Burak Kebapci/Pexels)
A edição 2018 do Festival de Annecy, responsável por trazer à tona o cenário de cinema de animação, homenageará o Brasil. O evento, que acontece entre 11 e 16 de junho na França, colocará o País em destaque por meio de clássicos e de obras contemporâneas brasileiras, exibidas no espaço Mercado Internacional do Filme de Animação (Mifa), que ocorre em paralelo ao evento entre 12 e 15 de junho — o Anima Mundi fez a curadoria dessas mostras especiais. A referência ao Brasil é resultado do amadurecimento do setor, que completou cem anos no Brasil no ano passado.
Segundo dados, fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC), em 2017, o Brasil lançou sete longas de animação — nos 22 anos anteriores, 2014 foi o ano que apresentou mais filmes da categoria, quatro. Neste ano, 25 longas-metragens de animação brasileiros estão em fase de produção. Desde 2007, quando foi criado o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), R$ 109 milhões foram investidos em produções do gênero por essa iniciativa financeira, administrada pelo MinC por intermédio da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
A delegação brasileira para Annecy, que nas últimas quatro edições teve, em média, de oito a dez empresas, nesta edição conta com 36, todas elas integrantes de projetos parceiros da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) com entidades setoriais como Cinema do Brasil e FilmBrazil. Além disso, oito produções nacionais estão indicadas em cinco categorias no evento deste ano. As peças que concorrem aos prêmios foram inscritas pelas produtoras.
Nesta edição, com o objetivo de reforçar a capacidade e a qualidade de produção do audiovisual brasileira, a Apex-Brasil lança uma campanha, criada pela F/Nazca. A comunicação afirma que os cem anos de animação no Brasil possibilitou ao País desenvolver um conteúdo contemporâneo e global. A campanha conta com posteres, que mais tarde formarão um livro comemorativo dos cem anos de animação brasileira; site mobile; publicidade no Festival de Annecy; branded content com a Vice, para expor as novas linguagens da propaganda audiovisual do Brasil; e cobertura de influenciadores.
Crédito da foto do topo: Steve Johnson/Pexels