Marketing

As marcas de alimentos mais escolhidas nas favelas na Páscoa

Nestlé é a marcas mais lembrada, mais comprada e preferida, seguida por Lacta e Cacau Show, segundo Tracking das Favelas, da Nós – Inteligência e Inovação Social

i 23 de abril de 2025 - 6h00

Fabricação de chocolates (crédito: Shutterstock)

Nestlé é a marca de alimento mais destacada nas favelas (crédito: Shutterstock)

As marcas Nestlé, Lacta e Cacau Show são as mais destacadas na mente e nas compras dos moradores das periferias brasileiras, segundo o Tracking das Favelas, pesquisa realizada pela Nós – Inteligência e Inovação Social e publicada com exclusividade por Meio & Mensagem.

Nestlé é a líder em awareness, com 65,2%; compra, com 58.1%; preferência, com 14,3%; intenção de compra nos próximos três meses, com 34,4%; e Net Promoter Score (NPS), metodologia de pesquisa que mede a satisfação e a lealdade dos clientes, com 70,5%. Já Cacau Show aparece em primeiro lugar no quesito recomendação (9,1).

Assinantes de Meio & Mensagem têm acesso ao material completo publicado na edição semanal do jornal aqui.

Atributos percebidos

O levantamento também avalia os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas. Veja, abaixo, o desempenho das principais marcas de alimentos nos dez atributos mensurados pelo Tracking das Favelas.

Nestlé lidera em todos os atributos analisados, especialmente em confiança (44,6%), qualidade (46,6%), ser para todos (42,6%) e facilidade de encontrar (46,6%). Cacau Show aparece em segundo lugar em quase todos os atributos, com destaque em qualidade (42,6%) e admiração (39,4%). Lacta, Garoto e Nescau aparecem de forma mais fragmentada e abaixo de 40% em todos os critérios, com destaque pontual de Nescau em ser para todos (39,2%).

RespostaEu confioValoriza a diversidadeTem QualidadeEu AdmiroÉ TransparenteÉ para todos
Cacau Show36,0%32,2%40,6%36,4%33,7%29,2%
Garoto30,7%28,3%33,6%27,6%26,6%33,3%
Lacta27,1%24,7%32,1%24,3%22,8%29,8%
Nescau30,4%29,2%33,4%28,6%27,4%35,5%
Nestlé39,1%35,3%43,2%37,6%34,1%38,3%

Metodologia do Tracking das Favelas

Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.