Marketing

Canva anuncia ferramentas e faz turnê educativa com Sebrae

As atualizações trazem novidades em IA, recursos de design e ecossitema para marcas e empreendedores

i 31 de outubro de 2025 - 20h28

Canva

Outubro é o mês de novidades e anúncios no Canva (Créditos: Divulgação)

O Canva anunciou, nesta quinta-feira, 30, o lançamento do Sistema Operacional Criativo, que reúne uma série de novas ferramentas e produtos para impulsionar a criatividade.

Os novos recursos ampliam as possibilidades de criação, automação e colaboração, com foco em produtividade e uso de inteligência artificial.

A marca também está promovendo a turnê Canva Pelo Mundo, que passa por mais de 30 países com o objetivo de capacitar mais de 1 milhão de pessoas em comunicação visual.

No Brasil, a turnê acontece em parceria com o Sebrae, oferecendo 36 eventos em 12 cidades, incluindo o eixo Rio-São Paulo, Fortaleza, Cuiabá, Curitiba e Boa Vista. A programação envolve workshops, palestras e experiências criativas para empreendedores e criativos.

O Brasil representa o segundo maior mercado do Canva no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos — os usuários brasileiros já criaram mais de 1,4 bilhão de designs. No que se trata da adoção de ferramentas de IA na plataforma, o país figura entre os cinco maiores mercados globais.

Novidades do Sistema Operacional Criativo

O novo sistema traz uma reformulação no Kit de Criação Visual, ampliando as possibilidades criativas em diferentes formatos, como vídeos, e-mails e formulários.

Outra novidade é o lançamento de uma geração de IA criada especificamente para a área criativa, capaz de entender a lógica do design e criar conteúdo editável em segundos.

Chega também ao portfólio de serviços do Canva uma série de ferramentas avançadas para marcas, que contribuem com o gerenciamento de marca, campanhas de marketing e avaliação de desempenho. É possível criar e publicar anúncios em diferentes plataformas, bem como acompanhar insights em tempo real e refinar conteúdos com base em métricas de desempenho.

Além disso, foi desenvolvido um novo ecossistema de marca que traz as diretrizes e materiais da marca para dentro do editor — incluindo fontes, cores, logotipos e modelos — todos aplicados automaticamente. A tecnologia de IA oferece reconhecimento de marca, aprendendo com os dados de desempenho para gerar campanhas mais eficazes.

A marca lança, ainda, o novo Affinity, que combina edição vetorial, manipulação de imagens e design de layout avançado em um arquivo universal. O Affinity está disponível de forma gratuita para os usuários.