Casacor: associação entre marcas e a busca de relevância por meio do design
Com 12 parceiros e 70 ambientes decorados, plataforma quer reunir arquitetura e tendências para apresentar e atrair os consumidores
Casacor: associação entre marcas e a busca de relevância por meio do design
BuscarCasacor: associação entre marcas e a busca de relevância por meio do design
BuscarCom 12 parceiros e 70 ambientes decorados, plataforma quer reunir arquitetura e tendências para apresentar e atrair os consumidores
Valeria Contado
3 de julho de 2025 - 6h00
Casacor chega a mais uma edição com foco em apresentar projetos arquitetônicos e soluções de casa e decoração (Crédito: Divulgação / Deca)
No final de maio, o Parque da Água Branca, em São Paulo, passou a receber a 38ª edição da Casacor, evento organizado pela empresa do Grupo Abril que acontece entre os dias 27 de maio e 3 de agosto. Para este ano, o tema é “Semear Sonhos” e propõe uma criação coletiva voltada ao futuro, mas promovendo a integração entre a cidade e a natureza, também trazendo como foco a sustentabilidade.
Com mais de 70 ambientes e apresentando projetos arquitetônicos e culturais, instalações artísticas, lojas e restaurantes, a plataforma quer oferecer uma referência completa para arquitetura, design de interiores e paisagismo.
Para isso, a exposição conta com 12 marcas. A Deca entra como patrocinadora máster, tendo Coral, Brastemp, Duratex e Portinari como patrocinadores locais. O Banco BRB é a a empresa oficial no segmento financeiro, enquanto a Peugeot é o carro oficial do evento e a Claro é a operadora. Por fim, a Natura entra como fornecedora. Como Media Partners, TCL é o parceiro de TV, enquanto Neeoh e Veja completam o grupo.
Algumas dessas empresas já estão há anos como parceiras da plataforma, como é o caso da Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, e que está no evento há 32 anos na cota máster, com a citada Deca.
A CMO da companhia, Marina Crocomo, afirma que a Casacor é um território estratégico para expressar suas soluções que unem estética, inovação e propósito. “Ser patrocinadora master há 32 anos é, para a Deca, reafirmar um compromisso que vai além da presença em um evento. É a continuidade de uma trajetória construída em parceria com os profissionais que moldam o morar no Brasil”, diz.
Outras, como é o caso de Brastemp, voltam a figurar entre os apoiadores. A empresa ficou 12 anos longe da plataforma e agora retorna para destacar a linha Eclipse Collection, cozinha modular em Black Inox, os Frigobares Retrô, e a linha de lavanderia.
“Nosso propósito hoje é claro: queremos inspirar novas formas de morar e viver, unindo design, tecnologia e sustentabilidade, mas sempre atentos às necessidades dos consumidores brasileiros, especialmente das novas gerações”, afirmou Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirlpool, durante o evento de lançamento, no início de junho.
Nesse aspecto, a Casacor busca parceiros que compartilhem a sua visão de futuro, que é baseado na conexão de pessoas com o planeta e com a inovação. Segundo André Secchin, CEO do evento, Não se trata apenas de marcas que querem expor seus produtos, mas de empresas que desejam cocriar experiências relevantes.
“Buscamos marcas com propósito claro, comprometidas com a inovação, sustentabilidade, design e responsabilidade social. Elas precisam dialogar com o DNA da CASACOR, contribuir para a narrativa da mostra e estar dispostas a ir além do óbvio — seja apresentando novas soluções de moradia, tecnologias inteligentes, ou mesmo provocando reflexões sobre como vivemos e ocupamos os espaços”, diz.
Além de tornar os ambientes mais aconchegantes e eficientes, o design também pode ser um importante agente para atingir objetivos de sustentabilidade, assunto de extrema importância para as marcas.
Por esse motivo, desde 2016 a Casacor assumiu o compromisso de atingir metas nesse aspecto ajudando o público a conhecer e escolher os produtos. Secchin afirma, em seu site oficial, que o objetivo é provocar, instigar e proporcionar novos conhecimentos, para que os consumidores tomem as melhores decisões, tanto no que se refere a arquitetura e design de interiores quanto à arte, à moda, à gastronomia, e até mesmo inspirando viagens.
Nesta edição, o evento consolida a sustentabilidade como algo mais importante, concreta e mensurável, já que a produção investe no Programa Lixo Zero, que promove a separação e o correto encaminhamento de resíduos gerados durante toda a montagem e desmontagem da mostra, além de reforçar o compromisso da empresa com a construção sustentável por meio da certificação AQUA-HQE, que avalia o desempenho ambiental da mostra como um todo — da gestão da água à eficiência energética, passando por saúde e conforto.
“Também buscamos evidenciar essas práticas por meio da curadoria dos profissionais e parceiros, incentivando o uso de materiais reciclados, tecnologias sustentáveis e processos construtivos mais conscientes. A CASACOR não é apenas uma vitrine de tendências estéticas, mas também de responsabilidade ambiental e transformação cultural”, diz.
Esse aspecto faz parte dos valores da plataforma, que são compostos por ética, inovação e valorização do patrimônio cultural, além, é claro, da sustentabilidade.
Atualmente, além de São Paulo, o evento possui mais 17 franquias nacionais e duas internacionais no Peru e na Bolívia, além de manter times de arquitetos, designers de interiores e paisagistas.
Compartilhe
Veja também
Estudo revela lacuna entre relevância e desconhecimento da COP30
Pesquisa “Termômetro das Redes: COP30 Amazônia”, da And, All também indica o evento como terreno fértil para as marcas que desejam criar relevância
Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta
Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate