Marketing

Chevrolet lança “5 em 2025”, iniciando com Novo Tracker

Pacote de novidades inclui novas versões do Ônix, Tracker e Captiva, além do inédito Spark, cuja pré-venda será iniciada esta semana

i 8 de julho de 2025 - 16h48

Tracker 2025 filme WMcCann

Campanha da Tracker, criada pela WMcCann, tem como principal argumento a segurança (Crédito: Divulgação)

Num contexto de mercado pressionado não apenas por fatores da economia, mas também pelo forte aumento da concorrência chinesa, com a chegada de novos players asiáticos, a General Motors (GM) promoveu na manhã desta terça-feira um grande evento, no Transamérica Expo, em São Paulo para apresentar seu contra-ataque.

Ainda como parte da celebração pelos cem anos da marca e no pacote de R$ 7 bilhões de investimentos no País, a montadora anunciou o lançamento de cinco modelos.

Vários executivos da companhia participaram do encontro, incluindo o presidente Santiago Chamorro. Eles destacaram a evolução dos features dos carros, como avanços tecnológicos e de segurança, acabamentos mais sofisticados, variedade de cores e, principalmente, a oferta de novos produtos pelos preços dos modelos anteriores – demonstrando uma estratégia comercial agressiva. Para alguns dos modelos também foi exaltada a garantia de cinco anos.

Foram exibidos hoje – no evento produzido pela agência Lâmpada, aos moldes de um desfile de moda –, em sequência, os modelos Ônix e Ônix Plus, Tracker, Spark e Captiva.

A ordem cronológica em que serão divulgados, explica Guilherme Arruda, diretor de marketing sênior da GM América do Sul, é inaugurada com a Tracker, cuja campanha, criada pela WMcCann tem veiculação iniciando hoje. Depois, virão as de Ônix, Spark e Captiva. Mas haverá momentos em que mais diferentes modelos estarão na mídia.

“É um grande momento para a marca e concentramos todos esses lançamentos para realmente mostrar o poderio de inovação e tecnologia no País”, afirma Arruda. Com isso, a GM busca movimentar o mercado cuja previsão inicial de crescimento para 2025 era de 5,5%. No entanto, os números do setor andaram sendo revisados e, agora, a expectativa é de alta entre 3% e 3,5%.

Ponto de vista inovador

Segurança é um ponto sensível e de maior preocupação dos brasileiros no País, segundo pesquisas, destaca Arruda, daí a campanha de Tracker ser focada nesse atributo.

O filme ressalta o OnStar, sistema de bordo que permite a localização do veículo remotamente e tem um botão de emergência que possibilita ao ou à motorista acessar polícia, bombeiros e se conectar a uma central de assistência 24 horas.  Na apresentação, inclusive, um cliente subiu ao palco para contar ter sido envolvido em um acidente e após seu carro capotar, mesmo sem ter conseguido acionar o botão, o sistema identificou o acidente e acionou o resgate.

“O filme é disruptivo, porque no início parece um comercial tradicional de carro, correndo à noite, mostrando design, tecnologia, novos features etc”, comenta Arruda. Mas a sequência é o carro desacelerando até parar. O “condutor” (um ladrão) levanta as mãos e surgem as sirenes da polícia. Na sequência, uma atendente da central 24h avisa a dona do carro sobre sua localização e que está tudo bem, inclusive com o cachorro Caramelo, que estava no veículo.

“É uma campanha que vai gerar muito engajamento, principalmente sob essa ótica da segurança, que é supercrítica para os brasileiros”, avalia o diretor de marketing.

Além de TV, a comunicação também abrange mídia OOH e marketing de influência, com dezenas de influenciadores de diferentes perfis e tamanhos de comunidades, para atrair públicos distintos a quem o quesito segurança interessa de formas diversas.

 

Futuro elétrico

Spark EV chegará ao mercado tendo como público-alvo os jovens

Spark EV chegará ao mercado tendo como público-alvo os jovens (Crédito: Divulgação/Lâmpada)

Tendo um público empolgado, no qual também estavam vários de seus concessionários, a GM fez desfilarem por um espaço circular – daí o nome Chevrolet 360 – os dois modelos novos do Ônix, considerado o carro de entrada, mais acessível, seguidos pela Tracker, que completa 20 anos de mercado em 2025.

Depois, vieram as versões do Spark EV, um SUV urbano, 100% elétrico, com 258 quilômetros de autonomia e com o qual a empresa espera atrair um público jovem, na faixa dos 25 anos de idade. O veículo entra em pré-venda a partir desta quarta-feira, 9, com preços a partir de R$ 159.990. E, em breve vai ao ar campanha que Arruda promete ser “assim como o carro, cheia de personalidade”, colorida e que dará uma nova cara à marca Chevrolet.

E o último a “desfilar” foi o Captive EV, SUV médio 100% elétrico, que chega ao mercado no fim do ano. Chamorro, que apresentou o veículo ao lado de Paula Saiani, diretora de marketing de produto, destacou que os elétricos já representam 30% do segmento.

“Tem pessoas que ficam nervosas com o impossível. O impossível para nós na GM é o que nos inspira, nos faz fazer melhor a cada dia. Então, hoje, temos missão cumprida: R$ 7 bilhões investidos e nosso compromisso renovado no aniversário de cem anos”, concluiu Chamorro.