Como a Beleza na Web aposta em comunidades para expandir alcance
Plataforma digital do Grupo Boticário quer estreitar proximidade com creators e consumidores por meio da iniciativa Testei Primeiro BLZ
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Bárbara Sacchitiello
22 de maio de 2025 - 15h46
Primeira iniciativa da nova comunidade aconteceu em abril, em parceria com a marca Cadiveu (Crédito: Divulgação)
Ter um grupo de consumidores engajados e interessados nos produtos e lançamentos é o objetivo de qualquer marca. Quando se trata de empresas do segmento de beleza, essa proximidade ganha ainda mais importância por conta da importância das recomendações e testes capazes de validar a qualidade e usabilidade dos itens.
A plataforma Beleza na Web, plataforma de e-commerce que faz parte do Grupo Boticário, já contava com o trabalho de alguns especialistas para o direcionamento de alguns produtos. A empresa, porém, percebeu que engajar os consumidores neste trabalho era uma maneira de dar mais pluralidade às opiniões, ao mesmo tempo em que criava uma comunidade engajada em torno de sua marca.
Por isso, em abril, Beleza na Web promoveu o primeiro encontro do Testei Primeiro BLZ, comunidade que reúne consumidores, criadores de conteúdo e participantes do programa de afiliados Minha BLZ, para, em conjunto, conhecer e experimentar lançamentos e produtos do portfólio do e-commerce.
“O aumento de SKUs exclusivos em nossa plataforma impulsionou o desejo de oferecer a oportunidade de testar produtos antes de serem lançados, de estabelecer uma troca genuína e um senso de pertencimento com os consumidores para compreender suas motivações, objetivos, dores e a forma como se expressam”, conta Nelize Dezzen, gerente sênior de catálogo de conteúdo de Beleza na Web e idealizadora do projeto.
Ela destaca que os consumidores geralmente buscam fazer parte de algo maior, colaborando ativamente com as marcas que admiram e que, por isso, a oportunidade de conhecer lançamentos em primeiro e também de terminar o dia com fotos e vídeos promocionais, feitos pela equipe da plataforma, gera essa percepção de pertencimento que Beleza na Web pretende criar.
No primeiro encontro do Testei Primeiro BLZ, realizado em abril, o grupo foi convidado a testar produtos da marca Cadiveu. Foram selecionadas, segundo Nelize, pessoas que tinham familiaridade com a marca.
A proposta é realizar outras edições de encontros dessa comunidade ao longo do ano em que as reuniões acontecerão em alinhamento com os lançamentos e curadorias que serão realizadas por marcas parceiras.
Mais do que divulgar produtos e serviços, como fazem em qualquer segmento, os criadores de conteúdo acabam tendo papel ainda mais estratégico no setor de beleza por ampliarem e potencializarem mensagens das marcas em formas de recomendações, tutoriais, reviews e outros tipos de conteúdo que acabam, muitas vezes, aproximando ou gerando o desejo de compra dos consumidores.
A gerente sênior de catálogo desta que, atualmente, o conceito de lealdade vai além do poder de compra dos clientes e que a retenção está se tornado um processo cada vez mais complexo. E adquirir novos compradores, então, é algo ainda mais caro.
Segundo ela, pelo fato de as pessoas buscarem cada vez mais marcas com valores alinhados aos seus, cresce a necessidade de as empresas aprimorarem o engajamento e retorno dos clientes que buscam uma conexão genuína, centrada no pertencimento.
“Uma comunidade forte é importante alavanca, exercendo influência emocional na decisão de compra, convertendo novos clientes em recorrentes e, por vezes, superando a importância do produto em si”, diz.
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