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Como a Clear está usando o futebol para se aproximar dos consumidores?

Ativações nos estádios, jogadores embaixadores, banca digital e conversa com a audiência nas transmissões fazem parte da estratégia


24 de fevereiro de 2025 - 11h47

Esquadrão Clear simula como shampoo age no couro cabeludo (Crédito: Divulgação)

Esquadrão Clear simula como shampoo age no couro cabeludo (Crédito: Divulgação)

Nesse domingo, 23, o intervalo da partida entre Santos X Inter de Limeira, em Limeira, foi o palco para uma ação da Clear, patrocinadora do Campeonato Paulista desde 2024.

A marca de shampoo anticaspa levou ao gramado 30 “invasores” com roupas brancas – representando as caspas – que tentaram invadir o campo. Esses personagens foram contidos por 80 membros do Esquadrão Clear, que rapidamente expulsaram os intrusos simulando como Clear Men age no couro cabeludo. O esquadrão da empresa da Unilever contava com nomes como o humorista Michel Elias e os sósias de Vini Jr e Cristiano Ronaldo.

A ativação da Clear foi realizada em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e com a LiveMode e foi acompanhada de inserções em LEDs reativos ao redor do gramado, de um tapete central com a frase: “A Regra é Clear: não deixe a caspa entrar em campo!” e de um branded content com exibição em tempo real na CazéTV, com interação de narrador e comentaristas.

Além disso, no Choque-Rei, clássico entre Palmeiras e São Paulo, válido pela 10ª rodada, a empresa contou com os repórteres Papi Coisa Linda e João Barreto buscando o “par perfeito” para Clara, criadora de conteúdo e palmeirense, para assistir aos jogos do seu time no Allianz Parque. A iniciativa também foi exibida na CazéTV, um dos canais que exibe a competição e do qual a companhia é patrocinadora.

Para a Clear, o futebol é um dos vetores de comunicação com a parcela mais jovem da população e por isso a marca aproveita esse segmento para se conectar com o público, especialmente da geração Z, como explica Carla Forte, gerente de marketing da marca.

“De 2024 até agora tivemos bons feedbacks, principalmente em relação à parceria com a Federação Paulista, que começou no ano passado. Um exemplo é o dado de que a penetração de Clear em lares mais jovens, de pessoas de até 29 anos, aumentou nesse período. A parceria com o Paulistão é benéfica porque nos aproximamos do futebol nacional e nos conectamos com a identificação que existe com os clubes e atletas locais”, diz.

Clear e o futebol no Brasil

No ano passado, também presente na competição, a Clear também realizou ações nos gramados, sendo a responsável por levar 1.500 pontos brancos espalhados pelo campo, simbolizando as caspas e a retirada deles com a checada do Esquadrão Clear, representando a eficácia do shampoo no combate à caspa e a montagem de uma barbearia no Morumbis.

Além disso, a marca conta com nomes como Cristiano Ronaldo, Marta, Vini Jr. e Erling Haaland como embaixadores. “Falando de Brasil, estamos muito satisfeitos com o patrocínio ao Paulistão, com como nossos embaixadores têm reverberado por aqui e como temos desdobrado nossas campanhas, incluindo criadores de conteúdo e influenciadores que às vezes nem são diretamente ligados a futebol, mas que nos ajudam a chegar no público que acompanha esporte”, avalia Carla.

Para este ano, o principal alicerce da comunicação de Clear male grooming e o autocuidado. Para isso, a empresa contará ativações nos estádios, levantando o debate sobre a escolha pelo shampoo ideal, além da banca digital com seus influenciadores. “Buscamos chamar a atenção do público que ainda não se conscientizou sobre a importância da saúde capilar e decidimos levantar esse debate”, afirma.

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