Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Buscar

Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Buscar
Publicidade

Marketing

Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Nova pesquisa da Salesforce mostra que 51% desses profissionais já usam a tecnologia em suas atividades e 22% querem incorporá-la ao cotidiano em breve

Fill out the form below to send a message:


6 de junho de 2023 - 14h38

profissionais marketing IA

(Crédito: Wee dezign/Shutterstock)

Os profissionais de marketing já conseguem perceber os impactos que a inteligência artificial traz para seu trabalho e carreiras.

De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Salesforce, 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa nos trabalhos cotidianos.

A pesquisa ouviu mais de mil profissionais que atuam nas áreas de marketing. Desse total, cerca de 22% dos profissionais que ainda não usam IA em seus trabalhos dizem que pretendem começar a utilização em breve.

Apesar disso, os dados também sinalizam a preocupação de profissionais de anunciantes com a segurança da IA. Entre os entrevistados, 39% destacaram que não sabe como usar a Inteligência Artificial generativa de forma segura.

Profissionais de marketing e inteligência artificial

Entre os pontos que preocupam os profissionais, de acordo com a pesquisa da Salesforce, estão a necessidade de ter uma supervisão humana para o manejo de ferramentas de inteligência artificial.

Ainda, os entrevistados também apontaram a necessidade de treinamento e acesso a dados confiáveis dos clientes, para poder tirar melhor proveito da IA generativa em seus trabalhos.

E, em relação à utilização dessa tecnologia em suas tarefas profissionais, a maioria dos entrevistados pela Salesforce ainda demonstram fazer uso das ferramentas para atividade mais básicas, como produção de conteúdo (76%) e criação de textos (75%).

Porém, muitas profissionais já preveem uma mudança grande de suas carreiras diante da IA generativa. Para 53% dos entrevistados, essa tecnologia mudará totalmente suas atividades, alterando a maneira como analisam dados, personalizam conteúdo, constroem campanhas e otimizem sistemas de SEO, por exemplo.

Os entrevistados também veem a inteligência artificial como aliada para poupar o tempo com trabalhos mais burocráticos, permitindo que eles se foquem em atividades estratégias.

Para 71% dos profissionais, a IA generativa eliminará a parte mais pesada do trabalho. O mesmo percentual também afirmou que a tecnologia permitirá mais tempo livre para ser dedicado a outras estratégias.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú negocia venda do Espaço Itaú de Cinema

    Itaú negocia venda do Espaço Itaú de Cinema

    Segundo o Itaú, esse acordo será com uma grande rede exibidora; em breve, a empresa trará novos detalhes da negociação

  • Shopee e Salon Line se unem em produto capilar vegano

    Shopee e Salon Line se unem em produto capilar vegano

    Colaboração apresenta Cronograma Capilar Shopee e Salon Line, kit limitado com três máscaras de hidratação lançado nesta quinta-feira, 22