Galaxy S5 chega ao mercado à prova d?água
Além da Samsung, Nokia e Sony também lançaram novos aparelhos no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona
Além da Samsung, Nokia e Sony também lançaram novos aparelhos no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2014 - 12h22
A Samsung apresentou no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, o esperado Galaxy S5. A quinta geração do smartphone da marca oferece novos recursos, como leitor de digitais e medidor de batimentos cardíacos, além de ser à prova d’água e de poeira e areia. A interface do smartphone está diferente, com os ícones mais afastados. Mas segundo Jk Shin, presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung, o usuário não deve abusar, já que o Galaxy S5 resiste à chuva e ao chuveiro mas não deve ficar submerso por muito tempo.
O S5 tem a tela maior, de 5,1 polegadas, do que seu antecessor. A parte traseira é perfurada para melhor manuseio, de acordo com Jk Shin, e está disponível nas cores branca, preta, azul e dourada. O leitor de digitais fica no botão home do aparelho. Diferente do seu concorrente direto da Apple, o iPhone 5S – que funciona somente com o toque –, para utilizá-lo, é preciso deslizar o dedo de baixo para cima. Essa funcionalidade pode substituir senhas, autorizar pagamentos e até desbloquear documentos.
Já o monitor cardíaco funciona apenas com o toque. Além de medir batimentos, oferece outras funções para quem pratica esportes, como registros de exercícios e de dieta e um pedômetro, contador de passos. O monitor está abaixo da câmera traseira, que tem 16 megapixels (três megapixels acima do seu antecessor, o Galaxy S4). O foco da câmera também melhorou: funciona automaticamente em até 0,3 segundo, sem contar os ajustes de contraste.
A bateria do S5 pode durar até 24 horas no modo de economia de energia – 20% mais que o S4 –, até 12 horas com transmissão de vídeos ou dez horas conectada à internet.
Relógios inteligentes
A Samsung também apresentou os relógios inteligentes Gear 2 e Gear Fit. O Gear 2 vem com uma câmera e funções de notificação no celular. Já o Fit, destinado a quem pratica exercícios, é à prova d’água. Os dois modelos utilizam o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela própria Samsung.
Veja abaixo as funcionalidades dos eletrônicos lançados pela Samsung:
Mais novidades
A Sony aproveitou o MWC para apresentar ao mercado a linha de tablet e smartphone Xperia Z2. O celular, com sistema operacional Android KitKat, tem tela de 5.2 polegadas e câmera de 20.7 megapixels. Ambos vêm à prova d’água.
A Nokia, por sua vez, mostrou os celulares que, em termos de faixa de preço, ficarão logo abaixo da sua linha top Lumia. A novidade é que os novos smartphones da companhia (Nokia X, Nokia X Plus e Nokia XL) vêm agora com um Android modificado, chamado Nokia X Software Platform, sem as funções do Google, mas com aplicativos da Nokia e da Microsoft. Os smartphones chegam ao mercado entre o primeiro e o segundo trimestre de 2014.
A marca também anunciou os celulares Nokia 220 e Asha 230. Direcionados a mercados emergentes, são mais acessíveis. O Nokia 220 custará 29 euros (cerca de R$ 100) e o Asha 230 será comercializado por 45 euros (cerca de R$ 150).
O Mobile World Congress acontece até a quinta-feira 27, em Barcelona.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor