Galaxy S5 chega ao mercado à prova d?água
Além da Samsung, Nokia e Sony também lançaram novos aparelhos no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona
Além da Samsung, Nokia e Sony também lançaram novos aparelhos no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2014 - 12h22
A Samsung apresentou no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, o esperado Galaxy S5. A quinta geração do smartphone da marca oferece novos recursos, como leitor de digitais e medidor de batimentos cardíacos, além de ser à prova d’água e de poeira e areia. A interface do smartphone está diferente, com os ícones mais afastados. Mas segundo Jk Shin, presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung, o usuário não deve abusar, já que o Galaxy S5 resiste à chuva e ao chuveiro mas não deve ficar submerso por muito tempo.
O S5 tem a tela maior, de 5,1 polegadas, do que seu antecessor. A parte traseira é perfurada para melhor manuseio, de acordo com Jk Shin, e está disponível nas cores branca, preta, azul e dourada. O leitor de digitais fica no botão home do aparelho. Diferente do seu concorrente direto da Apple, o iPhone 5S – que funciona somente com o toque –, para utilizá-lo, é preciso deslizar o dedo de baixo para cima. Essa funcionalidade pode substituir senhas, autorizar pagamentos e até desbloquear documentos.
Já o monitor cardíaco funciona apenas com o toque. Além de medir batimentos, oferece outras funções para quem pratica esportes, como registros de exercícios e de dieta e um pedômetro, contador de passos. O monitor está abaixo da câmera traseira, que tem 16 megapixels (três megapixels acima do seu antecessor, o Galaxy S4). O foco da câmera também melhorou: funciona automaticamente em até 0,3 segundo, sem contar os ajustes de contraste.
A bateria do S5 pode durar até 24 horas no modo de economia de energia – 20% mais que o S4 –, até 12 horas com transmissão de vídeos ou dez horas conectada à internet.
Relógios inteligentes
A Samsung também apresentou os relógios inteligentes Gear 2 e Gear Fit. O Gear 2 vem com uma câmera e funções de notificação no celular. Já o Fit, destinado a quem pratica exercícios, é à prova d’água. Os dois modelos utilizam o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela própria Samsung.
Veja abaixo as funcionalidades dos eletrônicos lançados pela Samsung:
Mais novidades
A Sony aproveitou o MWC para apresentar ao mercado a linha de tablet e smartphone Xperia Z2. O celular, com sistema operacional Android KitKat, tem tela de 5.2 polegadas e câmera de 20.7 megapixels. Ambos vêm à prova d’água.
A Nokia, por sua vez, mostrou os celulares que, em termos de faixa de preço, ficarão logo abaixo da sua linha top Lumia. A novidade é que os novos smartphones da companhia (Nokia X, Nokia X Plus e Nokia XL) vêm agora com um Android modificado, chamado Nokia X Software Platform, sem as funções do Google, mas com aplicativos da Nokia e da Microsoft. Os smartphones chegam ao mercado entre o primeiro e o segundo trimestre de 2014.
A marca também anunciou os celulares Nokia 220 e Asha 230. Direcionados a mercados emergentes, são mais acessíveis. O Nokia 220 custará 29 euros (cerca de R$ 100) e o Asha 230 será comercializado por 45 euros (cerca de R$ 150).
O Mobile World Congress acontece até a quinta-feira 27, em Barcelona.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados