IA: pesquisa aponta que 70% dos líderes de marketing confiam na tecnologia
Primeira edição do Marketing Pulse, estudo da Zoho Marketing Plus com o Drops, indica quais são as tendências que estão redefinindo as relações entre marcas e consumidores
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Meio & Mensagem
26 de maio de 2025 - 6h00
Profissionais de marketing avaliam uso de inteligência artificial em suas rotinas (Créditos: Mungkhood Studio/Shutterstock)
Cerca de 20 líderes de grandes empresas, como Unilever, Sem Parar, MRV&CO, Sam’s Club e Mackenzie, participaram da primeira edição do Marketing Pulse, estudo produzido por Zoho Marketing Plus em parceria com o Drops.
A pesquisa tem como objetivo identificar os movimentos, tecnologias e estratégias que estão transformando a relação entre marcas e consumidores.
De acordo com o levantamento, 70,6% dos profissionais de marketing estão confiantes sobre as possibilidades do uso da inteligência artificial em suas rotinas operacionais e processos criativos.
E 34,1% dos que já utilizam essas ferramentas registraram retornos tangíveis e significativos — índice superior a todas as outras áreas de negócio como TI, logística e recursos humanos.
Os entrevistados destacam que, mais do que automatizar processos, a IA está permitindo conectar estratégia e execução em um fluxo inteligente e integrado, com ganhos de produtividade, personalização e criatividade.
A automação também aparece como prioridade nas operações, com foco em eficiência e inteligência preditiva.
A expectativa é que os investimentos globais em ferramentas automatizadas de marketing ultrapassem US$ 10 bilhões até 2030.
O estudo aponta que tarefas repetitivas, como disparos de campanhas, análises de dados e interações com clientes, devem ser cada vez mais automatizadas, liberando tempo das equipes para decisões estratégicas.
Outro destaque é a consolidação dos canais próprios e comunidades, como newsletters, podcasts e blogs, como ativos fundamentais de construção de marca, engajamento e reputação.
A pesquisa aponta também que 73% das ações com IA estão focadas na produção de conteúdo, com destaque para modelos de assinatura e a valorização de formatos recorrentes e genuínos.
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