Liberty vira Yelum Seguradora e quer tornar excelência acessível
Nova marca deverá manter o legado da Liberty no Brasil sustentando-se sob os pilares de flexibilidade, liberdade e inovação, mas com um novo nível de confiança
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Giovana Oréfice
14 de junho de 2024 - 11h09
No mercado nacional desde 1996, a Liberty Seguros adotou uma nova marca no Brasil: Yelum Seguradora. Com identidade visual renovada, os pilares permanecem em flexibilidade, liberdade e inovação, somado a um novo nível de confiança e busca por tornar a excelência acessível.
A necessidade da mudança de marca já era prevista no contrato de aquisição da companhia para operação no País. A compra foi realizada pela HDI Seguros no ano passado. Segundo André Truzzi, vice-presidente de transformação da empresa, a criação da Yelum permite que o grupo continue o legado da marca mantendo os mesmos produtos e serviços. “Nada muda, só melhora”, diz. Legalmente, o nome Liberty poderá ser usado até o final do ano.
A Yelum vem sendo desenvolvida desde novembro de 2023, ao passo da conclusão do movimento de compra da Liberty. A Ana Couto foi a agência escolhida para liderar o processo criativo e trazer uma abordagem fresca e moderna, ao mesmo tempo em que se compromete a tornar a “excelência acessível”.
O conceito de Yelum, pela sua nomenclatura, preza pela liberdade como herança e a “atitude de ser amarelo”: Yel é uma abreviação de “yellow” ou “amarelo”, Lum vem de luz, e Um representa como a marca é única para cada consumidor. O processo de criação teve início com diversas entrevistas com corretores e clientes, a fim de definir os parâmetros ideais. Assim, obtiveram material para um brainstorm que gerou mais de 200 possíveis nomes.
“A nova marca busca elevar ainda mais a excelência e a liderança na experiência dos parceiros e clientes, mantendo-se acessível. Queremos continuar evoluindo para oferecer cada vez mais liberdade e segurança para todos os segurados, com a chancela do maior grupo segurador do Brasil”, declara o VP de transformação.
Um dos principais atributos da nova marca será o foco na experiência do cliente, com mais agilidade e garantindo experiência fluida tanto para segurados, quanto para corretores, por meio de valores acessíveis. Há a pretensão de se aproximar dos corretores, sobretudo por meio do programa de relacionamento interno “Cresça Corretor”, que reúne uma série de iniciativas de vendas, educação etc.
A companhia vem explorando também novas oportunidades e expandindo atuação no segmento segurador, conforme complementa o VP.
O anúncio da Yelum aconteceu em Florianópolis, em evento que reuniu corretores, parceiros e imprensa presencialmente, com transmissão on-line para mais de 5 mil colabores e outros espectadores. A capital catarinense deu o pontapé inicial para uma série de roadshows em cidades como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba – essenciais, segundo o executivo, para destacar os benefícios da mudança a nível regional.
Entre os desafios da nova fase, Truzzi afirma que o principal é preservar o legado de uma marca tão consolidada como a Liberty – e não abrir mão dela. A HDI Seguros pretende, a partir de um plano de comunicação, garantir a continuidade da confiança de clientes e parceiros.
Até o final do ano, a companhia apresentará, de forma gradual, diversas iniciativas de comunicação integrada para o público geral. As estratégias incluem ações em canais e praças variadas em um plano de mídia on-line (em redes sociais, site institucional, e-mail marketing, entre outros) e off-line. Há previsão de patrocínio de eventos, ajustes de contadores e ferramentas multicálculos.
Em agosto, a empresa lançará uma campanha de divulgação para destacar a Yelum e seus atributos. “Estamos comprometidos em transmitir a mensagem de que a essência da Liberty continua viva na Yelum, agora com uma identidade renovada e pronta para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro”, detalha o executivo.
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