Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

Buscar

Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

Buscar
Publicidade

Marketing

Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

País cresceu mais do que nações desenvolvidas como Estados Unidos e Reino Unido, mas menos do que China e Coreia do Sul


27 de fevereiro de 2014 - 10h38

O Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, teve um crescimento de 2,3 % em 2013, ano em que a economia brasileira movimentou R$ 4,84 trilhões. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é superior ao registrado em 2012, quando o PIB aumentou 1%. Mas fica abaixo do melhor ano do governo Dilma Rousseff em termos de crescimento econômico: em 2011, a alta foi de 2,7%.

Também foram revelados os índices para o quarto trimestre de 2013 (entre outubro e dezembro), período em que o PIB nacional cresceu 0,7% na comparação com os três meses anteriores (julho a setembro) e 1,9% em relação ao mesmo período de 2012.

Setores

Entre os setores produtivos, a agropecuária cresceu 7% no ano passado. Os serviços cresceram 2%, e a indústria, 1,3%. Em relação à demanda, a formação bruta de capital fixo teve alta de 6,3%. O consumo das famílias (que cresceu pelo décimo ano consecutivo, com alta de 2,3%) e o consumo governamental (1,9%) também superaram os índices de 2012.

O pior resultado foi registrado no comércio com outros países. Enquanto as importações cresceram 8,4%, as exportações aumentaram apenas 2,5%.

Comparação

O desempenho do PIB brasileiro em 2013 foi inferior ao de outros países em desenvolvimento, como China (alta de 7,7%) e Coreia do Sul (2,8%). Ficou acima, no entanto, de algumas das principais economias do mundo, como Estados Unidos (1,9%), Reino Unido (1,9%), Japão (1,6%), Alemanha (0,4%) e França (0,3%).

A estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a média mundial de crescimento econômico em 2013 é de 3%.

Com informações da Agência Brasil 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas