Os planos de aiqfome e Heineken no delivery de bebidas
Parceria para entrega ultrarápida de bebidas geladas em cidades do interior será expandida em todo País em 2026

Parceria expande entrega de bebidas em pequenas cidades (Créditos: Divulgação)
O aiqfome, aplicativo de delivery focado no interior do País, e o Grupo Heineken firmaram uma parceria para oferecer entrega ultrarrápida de bebidas em diferentes cidades interioranas do Brasil.
O objetivo é unir tecnologia, conveniência e logística eficiente em um único serviço — que promete entregar bebidas geladas de todo o portfólio da Heineken em até 30 minutos.
A parceria faz parte de uma estratégia do aiqfome de ampliar a variedade de categorias disponíveis no aplicativo, democratizando o serviço de delivery para além das capitais.
Segundo Marcela Laranjeira, gerente de negócios do aiqfome, a empresa realizou uma pesquisa com seus clientes para entender o que eles mais valorizam em um aplicativo de delivery. Uma tendência que se destacou foi a demanda por bebidas geladas entregues em pouco tempo.
“Foi uma decisão em conjunto, com o objetivo de atender a estratégia de ambas as empresas no sentido de expansão e penetração”, conta Marcela.
Além de acelerar entregas, a parceria busca fortalecer o comércio local, ampliando as possibilidades de venda e distribuição de produtos Heineken na região e impulsionando pequenos comerciantes.
“Temos um missão muito forte na Heineken, que é a de colocar nossa estrela em cada copo e coração brasilerio. Essa parceria veio muito para agregar nisso, pois estamos chegando a lugares que não estávamos até o ano passado”, conta Marcella Rebello Cozer, digital deployment executive da Heineken.
A novidade, disponível desde setembro, abrange as cidades de Lavras (MG), Caetité (BA), Cerquilho (SP), Pato Brando (PR) e Sorriso (MT). De acordo com Marcella Rebello, a expansão para novas cidades está prevista para começar em 2026.
“Temos planos de expansão e crescimento em áreas de norte a sul do país. Queremos o máximo de popularidade no Brasil”, diz a executiva. No primeiro mês de operação, a parceria alcançou crescimento de 142% em volume bruto de mercadorias e já atingiu 50% das metas estabelecidas para o semestre.
Comportamento do consumidor
Para o aiqfome, um dos principais desafios é criar uma cultura de delivery em cidades pequenas, e não só na categoria de bebidas. Trata-se de um processo que envolve educar e digitalizar lojistas, consumidores e entregadores.
“O interior tem essa característica de estar presente e ter contato com as pessoas da loja, então hoje existe essa questão. Ao mesmo tempo, temos visto uma aceitação muito positiva da parceria, que, inclusive, superou o que esperávamos”, diz Marcela, do aiqfome.
Segundo Marcella Rebello, da Heineken, o cliente do interior tem um comportamento de compra muito diferente dos da capital, o que exige uma adaptação da jornada e estratégias de comunicação.
Logo de início, o aiqfome investiu em promoções e descontos exclusivos para os primeiros pedidos no aplicativo, como forma de engajar o consumidor. Também foram realizadas ações off-line e ativações em ponto de venda, aproximando a comunicação do cotidiano dos consumidores.
Ativações online também anunciam a parceria, com QR Codes que conectam lojas ao ambiente digital, mídias no aplicativo de delivery, conteúdos nas redes sociais, entre outras ações.
Estratégias de fim de ano
Novas estratégias devem ganhar força nas próximas semanas, com a aproximação de datas estratégicas para o setor, incluindo a Black Friday, a decisão da Conmebol Libertadores, a reta final do Brasileirão e as festas de final de ano.
“Fim de ano é uma época que começa a esquentar. As pessoas começam a fazer comemorações dentro de casa, com a família. Temos também jogos esportivos, que vêm acompanhados de um grande hábito dos brasileiros de consumir cerveja gelada”, conta Marcella.
O cronograma de comunicação entre Heineken e aiqfome prevê ações perenes de descontos e fidelização, não apenas para aumentar a quantidade de pedidos, mas para melhorar a experiência de compra do cliente. Para Black Friday, por exemplo, as ofertas incluem frete grátis nas compras e 30% de descontos em packs de bebida.
Além disso, o aiqfome investe em uma comunicação mais direta e personalizada por meio do Pombo-Correio, canal interno do aplicativo que amplia o diálogo entre marca e consumidor para além do momento da compra, oferecendo também cupons e vantagens exclusivas.
Para 2026, a parceria pretende investir em ações de sustentabilidade, incluindo logística reversa e conscientização ambiental – pilares já fortes no Grupo Heineken – fortalecendo a presença e posicionamento da marca nas cidades do interior.