Ricardo Fort
10 de abril de 2012 - 11h53
Sabe onde fica o maior canteiro de obras do mundo? Se você pensou em Dubai, nos Emirados Árabes, ou algum lugar no interior da China, errou feio. O paraíso das empreiteiras hoje se chama Sochi e fica na Rússia. Sochi é uma cidade litorânea no Mar Negro a duas horas de vôo de Moscou. Há décadas Sochi é um dos principais destinos turísticos de verão para a classe média russa. No inverno, Sochi transforma-se em uma das melhores estações de esqui da região. Por isso mesmo (além de uma promessa de infinitos investimentos do governo), Sochi foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014.
Enquanto o Brasil engatinha com as obras para Copa do Mundo FIFA em 2014, os russos estão construindo, com a ajuda de 55 mil operários, 206 novos edifícios (hotéis, lojas, etc.), 20 mil novos quartos de hotel, a renovação completa do aeroporto e do porto, mais de 200 km de novas estradas e o trem rápido entre o local das competições e a cidade.
No final de março estive em Moscou para conhecer o time que organiza o evento e fiquei impressionado em descobrir como a preparação está em fase avançada. Os jogos acontecerão em fevereiro de 2014, mas muitas das estruturas já estão prontas.
Até dezembro desse ano, todas as áreas de competição estarão finalizadas e testadas. Nada mal.
O que isso tem a ver com o Brasil? Mais do que você imagina. Quando o Comitê Olímpico Internacional e a FIFA avaliam a preparação dos futuros países sede, nos comparam à Rússia, à Inglaterra, etc. Se o nosso nível de organização não for semelhante ao deles, deixamos muita gente preocupada na Suíça (onde ficam as sedes da FIFA e do COI). Ainda há tempo para o Brasil se preparar, mas não tanto assim. Melhor mesmo é acelerar nossas obras, antes que os russos aluguem todos os equipamentos disponíveis no mercado.
Compartilhe
Veja também
-
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
-
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos
-
-
-