Ricardo Fort
8 de maio de 2012 - 10h53
Não, não se trata de uma piada de mau gosto ou uma provocação. É apenas um fato.O Klout é um índice (entre zero até 100) que combina o quanto seus comentários na web são lidos, copiados, curtidos ou publicados. O principio é bastante simples: quanto maior sua influencia, maior seu Klout.
Combinando tudo isso em um algoritmo digno do Vale do Silício (eles estão baseados em São Francisco), esta empresa lançou seu serviço, e tem aumentado sua popularidade de forma exponencial.
Os hosts dos programas de entrevistas, os apresentadores dos telejornais, as atrizes das novelas e os colunistas de jornais e revistas sempre exerceram grande influência sobre quase tudo nas nossas vidas.
Quando a Oprah recomendava um livro em seu programa na TV americana, milhões de cópias eram vendidas. O mesmo acontece no Brasil com as tendências lançadas nas novelas, etc.
Mas hoje todos nós somos concorrência.
Quando vemos um filme que um amigo recomenda no Facebook ou lemos um artigo que alguém “twitou” são eles os influentes. O que o Klout fez foi quantificar isso tudo. Seu crescimento deve-se ao narcisismo de cada um de nós (afinal, quem não gosta de saber que esta sendo seguido ou curtido) e a bons incentivos financeiros.
Muitas empresas começam a premiar discretamente os donos dos maiores Klouts, com a esperança que eles comentem de forma positiva a experiência que tiveram com suas marcas.
Se você é um destes “Kloutudos” e recebeu um upgrade no seu ultimo hotel ou passagem aérea, é provável que não tenha sido sorte ou simpatia. Hotéis e companhias aéreas tem acesso ao seu Klout e podem escolher quem premiar. O mesmo começa a acontecer com restaurantes, marcas de roupas, etc.
Nada muito diferente do que sempre aconteceu com a Juliana Paes ou o Kaká… Agora, acessível a você também.
E antes que eu me esqueça, o maior Klout do mundo é dele, Justin Bieber. Se isso é causa ou conseqüência de seu sucesso é assunto para outro post.
PS: Ricardo Fort tem um modesto Klout de 54 e espera ser muito curtido para se beneficiar pessoalmente desta moda, antes que isso passe.
Ricardo Fort é head global de marketing esportivo e patrocínios da Visa
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