Chieko Aoki
11 de junho de 2012 - 6h36
Ser exemplo para as pessoas ao seu redor: desafio ou missão? Todos nós somos um pouco professores quando influenciamos as pessoas com nossas ações e ideais. Este é um assunto que pode ser pensado sob vários aspectos e muitos deles são essenciais para refletirmos sobre a responsabilidade de “ser exemplo”.
Ser exemplo é também uma forma de disseminar conhecimento, compartilhar experiências. No mundo corporativo, o líder é visto como um modelo de comportamento e sua postura será imitada por seus liderados e tudo o que ele fizer ficará marcado. Ensinar vai além da lição em si: transmitir o que se sabe é mais do explicar, pois quando um líder demonstra, com seu modo de agir, o que ele espera de seus subordinados, com toda a certeza a lição será melhor compreendida.
Certa vez, em um hotel da Blue Tree, observando o movimento da recepção, resolvi conversar com a recepcionista. Orientei-a que, caso fosse um dia como aquele, tranquilo, seria muito simpático e exemplo de um serviço impecável acompanhar o hóspede que estava fazendo check-out até a porta. Ela, muito atenta, assim o fez. Após finalizar todos os processos de saída do cliente seguinte, acompanhou-o até a porta do hotel. Quando voltou ao balcão da recepção, eu a elogiei, pois, afinal, ela tinha feito como orientado. Mas não completamente.
“Quando disse ‘porta’, me referia à última porta que o cliente utiliza, ou seja, a porta do seu carro”, expliquei. Se, ao invés de ter falado, eu tivesse dado o exemplo de acompanhar o hóspede, ela teria entendido imediatamente o que queria transmitir.
Quem não está cansado do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Por isso, acredito que devamos, todos, assumir o desafio de ser um bom exemplo para aqueles que convivem conosco, nossos filhos, familiares, amigos, colegas de trabalho, funcionários, vizinhos. O poder do exemplo pode transformar vidas e transformar o nosso mundo em um lugar melhor para todos nós. Depende de cada um.
Chieko Aoki é presidente do grupo Blue Tree
Compartilhe
Veja também
-
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
-
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos
-
-
-