Meio & Mensagem
25 de junho de 2012 - 2h46
Agora sabemos que por três semanas de abril os mosquitos ouvintes da rádio Band FM foram privados, no final da tarde, de uma programação onde “as dez mais pedidas” são: Paula Fernandes (Eu sem Você), Michel Teló (Humilde Residência), Luan Santana (Incondicional), Sorriso Maroto (Assim Você Mata o Papai), Gustavo Lima (60 segundos), Turma do Pagode (Lacinho), Leonardo (Além do Sol, Além do Mar), Thiaguinho (Sou o Cara Pra Você), João Lucas & Marcelo (Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá) e finalmente, mas não menos importante, Jorge & Mateus (Duas Metades). Tudo por culpa da revista Go Outside – a qual eu e os mosquitos desconhecíamos.
No entanto eu, não os mosquitos, promovi uma busca no Google e na sugestiva aba “Tudo Sobre a Go Outside” que, independente da semelhança, não é título de música pedida na Band FM, descobri que “Com sua atitude ao mesmo tempo crítica e positiva em relação à vida e uma incansável busca pelo que é saudável e natural, a outside americana atraiu o mais desejado público alvo: jovens sofisticados, ativos e influentes.”
Essa improvável programação de mídia planejada pela agência Talent para o título da Rocky Mountain Editora que, curiosamente, não está na lista de clientes atendidos pela agência na sua página do Facebook, consistiu em transmitir junto com a programação da Rádio Band FM um sinal extra de 15kHz, imperceptível aos ouvidos humanos mas, dizem, um terror para os mosquitos que, além da programação normal (?), percebiam a proximidade de libélulas que, também dizem, adoram devorar os insetos.
Sob o pretexto de que os leitores da dita revista gostam de atividades outdoor e que essas acontecem em ambientes onde há mosquitos, a equipe da Talent, a qual eu aproveito a oportunidade de parabenizar pelo inédito Grand Prix de Rádio no Festival de Cannes, programou a repelente ação de mídia. Algo como: ao sintonizarem na Band FM e ouvirem Assim Você Mata o Papai na interpretação de Sorriso Maroto ou Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá nas vozes de João Lucas & Marcelo, os leitores da revista Go Outside não serão importunados por mosquitos. Difícil escolha.
Mais difícil será para os profissionais de mídia da agência explicarem tecnicamente a escolha do veículo ou a exclusividade da programação em uma única emissora nas palestras que farão com o prestigio de ganhadores do Grand Prix de Rádio no Festival de Cannes em 2012. Haja certificação do Grupo de Mídia!
O plano de mídia da Go Outside não resiste a uma análise técnica, mas festival de propaganda é como desfile de moda. Dificilmente você verá alguém na rua usando uma roupa do Alexandre Herchcovitch apresentada na São Paulo Fashion Week.
Oportunidades pertinentes são apresentadas diariamente aos profissionais de mídia e, invariavelmente, recusadas com justificativas técnicas que, muitas vezes, afastam os anunciantes dos bons negócios. Por algum motivo (mesmo havendo vários contrários) isso não aconteceu com o rádio e o mosquito. Acabou em pizza, ops, em prêmio.
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