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Marketing

Samsung faz lançamento da linha Z Flip com Rayssa Leal

A skatista faz parte do time Samsung Galaxy com cerca de 25 esportistas que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris a partir de 26 de julho


10 de julho de 2024 - 10h37

Em campanha da Samsung, Rayssa Leal retorna à cidade natal no Maranhão para mostrar as funcionalidades da linha Z Flip

Em campanha da Samsung, Rayssa Leal retorna à cidade natal no Maranhão para mostrar as funcionalidades da linha Z Flip (Crédito: Divulgação)

Em evento nesta quarta-feira, 10, a Samsung anunciou os lançamentos da categoria Z: Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6. Com incremento de funcionalidades por inteligência artificial, os aparelhos recebem otimizações no sistema que aprimoram a usabilidade. Para a campanha do Z Flip 6, feita em cocriação com a Suno, a protagonista foi Rayssa Leal, que também é patrocinada pela Samsung.

Intitulado “Flip Eterno”, o primeiro filme recria momentos da infância da skatista em sua cidade natal, Imperatriz, no Maranhão. No vídeo, são destacados como o formato dobrável do Z Flip 6 permite que Rayssa grave as manobras, dispensando tripés ou suportes.

“Essas campanhas não deixam de ser uma homenagem à Rayssa, além de mostrar nossos produtos. Além disso, é um convite ao Brasil a se engajar nessas Olimpíadas, que é um momento em que o Brasil precisa dessa emoção positiva”, diz Lúcia Bittar, diretora de marketing de mobile experience da Samsung Brasil. Outra campanha, “Desdobrar”, coloca Rayssa no centro de manobras e pistas de skate.

De fato, a criação da campanha acontece em compasso com a plataforma global de marketing da Samsung, “Open Always Win”, durante os Jogos Olímpicos de Paris. Segundo o lema da marca, com mente aberta e experimentação tudo é possível, explica Bittar. Nesse espaço, a marca escolheu as três modalidades para ilustrar esse sentimento: o skate, o breakdance e o surf. Os esportes foram alvo de uma minissérie documental com participação de esportistas reconhecidos, como Shaun Tomson, Eric Koston e David “Kid David” Shreibman.

Inteligência artificial a favor do rendimento

Segundo Bittar, os incrementos em inteligência artificial nos aparelhos serão levados para Paris. Uma das funcionalidades do Z Flip 6, por exemplo, é a tradução e exibição simultânea daquilo que é dito em uma das telas dobráveis. “Imagina isso na Vila Olímpica, em que você tem várias nacionalidades transitando lá”, comenta e acrescenta: “A IA está nos smartphones há muitos anos, mas agora é a primeira vez que podemos controlar de fato como usá-la”.

Nas campanhas, os recursos de inteligência artificial no Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 são o destaque. No caso do Z Flip 6, Rayssa utiliza o Modo Flex e a Câmera Lenta Instantânea para produzir um conteúdo diferenciado durante as manobras. Outra funcionalidade do dispositivo é o recurso de Foto Inteligente do Galaxy AI que permite mover e remover objetos ou pessoas das imagens capturadas.

Porém, para o lançamento do Galaxy Z Fold 6, o foco tem sido o rendimento de produtividade e o multitasking. Com a possibilidade de até três aplicativos abertos na mesma tela, o Fold 6 permite a transcrição simultânea de reuniões, por exemplo. A campanha do Z Fold 6 para televisão veio diretamente da Samsung global, mas a marca e a agência começaram a produção de outra peça com elementos nacionais. “Estamos tangibilizando a pergunta: como um produto que dobra e com IA faz diferença no cotidiano”, explica ela sobre as estratégias de campanha.

Samsung nas Olimpíadas de Paris

Além da Rayssa Leal, a Samsung apoia, até o momento, uma comitiva de 25 atletas de diferentes delegações que integram o Team Samsung Galaxy. Há mais de 30 anos, a marca está envolvida no patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Durante a cerimônia de abertura no Rio Sena, que ocorrerá em 26 de julho, as embarcações das comitivas que navegarem pelo rio que corta Paris terão acoplados o S24 Ultra. Com isso, cada fã poderá acompanhar ao vivo a abertura dos Jogos pela comitiva que lhe interessar, de forma simultânea à programação tradicional.

Além disso, durante as competições de vela, os mesmos aparelhos estarão integrados às embarcações dos atletas. Outro elemento da transmissão que foi incrementado pela parceria com a Samsung foram as estratégias para criação de conteúdo com a CazéTV.

Ativações nos Jogos

A Samsung será patrocinadora do canal durante os Jogos Olímpicos 2024, com campanhas e mídia durante a programação, assim como ações de branded content. Nas peças, o Diogo Defante vai atuar como um repórter de rua utilizando um Galaxy Z Flip 6 com o Intérprete, por exemplo, para gerar conteúdo de forma orgânica. A programação da CazéTV faz parte do serviço de streaming gratuito Samsung TV Plus, disponível nos televisores da marca.

Também em Paris, o projeto “Paris é Brasa” é uma iniciativa do YouTube, Comitê Olímpico Brasileiro e da Play9. Nessa plataforma, a Samsung vai patrocinar a produção de conteúdo de cinco dos influenciadores do time: Tino Marcos e Daniel Braune terão um quadro diário no podcast Podpah, patrocinado pela Samsung. Clayton Conservani vai escalar o Mont Blanc, ponto mais alto da França, utilizando Galaxy Z Fold 6, Galaxy Watch Ultra e Galaxy Buds 3 Pro. Além disso, Ellen Valias vai produzir conteúdo focado em esportes durante os jogos, e Rafaella Tuma vai utilizar um Tab S9 Ultra para produzir ilustrações durante a cobertura do evento.

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