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Marketing

Ativações crescem e se diversificam nas festas juninas

iFood, Uber, Visa e Primor estão entre os anunciantes com ações e patrocínios no São João de cidades como Campina Grande e Caruaru


19 de junho de 2019 - 15h33

Roleta em LED é uma das ativações do iFood (Crédito: Divulgação)

Quando o mês de junho chega, muitas cidades, principalmente no Norte e Nordeste do País, começam a se preparar para as festas de São João. Fogueira, bandeirinhas, quadrilha, canjica e quentão entram em campo e, em algumas destas praças, muitos turistas também. Com isso, diversas marcas miram esta época do ano para desenvolver uma série de iniciativas para se comunicar com o consumidor. Com o título de maiores “São João do mundo”, as cidades de Campina Grande e Caruaru recebem milhares de pessoas neste período e anunciantes como iFood, Uber, Visa e Primor apostam na festa com grande diversidade de ativações de patrocínio, dede brinquedos como roda-gigante e tirolesa, até promoções e descontos.

“Nossa marca é tão amada no mundo online, mas precisamos levá-la para o mundo real, por isso temos um investimento em uma estratégia ampla de eventos. Estivemos no carnaval e não poderíamos estar de fora dos dois maiores São João do mundo”, conta Ana Oliveira, gerente de trade marketing do iFood. Em Caruaru, a marca está presente com uma programação que inclui apresentações musicais, comidas típicas e uma roleta gigante que pode ser girada para presentear o público com brindes. “Nossa roleta é de LED, tem 6 metros de altura e chama muita atenção. Damos vários brindes como a pochete térmica, que foi sucesso no carnaval, e ainda cupons em dinheiro”, relata. Ana conta ainda que a cidade de Campina Grande tem também sua roleta de LED, mas ganhou um outro diferencial: nela, o anunciante montou uma tirolesa que possibilita um passeio por cima do público durante a festa.

Uber levou novamente sua roda-gigante para a festa de Campina Grande (Crédito: Divulgação)

Outra marca que está aproveitando o São João para se aproximar dos consumidores é a Uber. Estreante no São João de Caruaru em 2018, ela retornou para a festa como patrocinadora oficial e, entre outras ações, montou uma roda-gigante no local, com entrada gratuita e capacidade para receber cerca de 1,5 mil pessoas por dia. A atração simula uma viagem com o aplicativo, com direito a música, selfies e balas.

A Uber também está presente com arraiás próprios e outras ativações nas festas juninas de Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus, conta Atajila Lima, gerente de comunicação da Uber para o Norte e Nordeste. Em Manaus, a marca levará os bois Garantido e Caprichosos em um caminhão vitrine que desfilará pela cidade de até chegar ao último ensaio geral da Festa de Paritins. “São cidades importantes com festas tradicionais, forte expressão cultural, e histórico de grande participação popular”, observa o executivo.

A empresa de mobilidade atua há mais de três anos nestas regiões e vê no São João uma forma de se aproximar ainda mais do público. “A Uber faz parte do dia a dia de milhares de pessoas da região e quer celebrar junto delas nas festas populares de cada cidade, promovendo arraiás para todo o público e, ao mesmo tempo, trazer facilidades da tecnologia para melhorar a mobilidade desses locais”, coloca. Este ano, além das ações citadas, a Uber montou espaços com a marca Uber Eats nos eventos de Recife, Salvador e Fortaleza com a construção de uma praça de alimentação e convivência cenografada como uma vila.

Outro anunciante que está aproveitando o São João, mas de Campina Grande, é a Visa. Na cidade, ela promove o Circuito Visa, com uma série de iniciativas em diferentes pontos da cidade. Entre elas, está o apoio à festa Arraiá de Cumpade e ao Ônibus do Forró, além de uma parceria com a Cabify, para facilitar a locomoção do público. Já a Primor, que também patrocina a festa de Campina Grande, irá promover quatro casamentos no Parque do Povo, possibilitando que os casais, selecionados por meio de um concurso cultural, escolham vestido, convites e decoração para criar um casamento autêntico. Intitulada de Casamento do Seu Jeito, a ação foi pensada para refletir o novo posicionamento da marca “Quem faz do Seu jeito, Faz com Primor”. Por sua vez, a Coqueiro aposta na música e em interações no palco de Caruaru para engajar o público. A marca retomou seu patrocínio da festa neste ano e traz um novo jingle com coreografia do grupo Fitdance. Nos dias 21 e 22, o grupo sobre ao palco para promover uma dinâmica com o público da festa.

Dona de marcas como Lacta, Oreo, Trident, Tang e Club Social, a Mondelēz International lançou a promoção “São João da Gente tem Prêmio de Repente”. Ao longo de maio e junho, ela distribuirá mais de R$340 mil e sorteará fogões e potes colecionáveis. Ela faz parte de uma das iniciativas da empresa para marcar presença durante o período em que se comemoram as festas de São João. Seguindo o ritmo das festividades juninas, a promoção conta com um jingle escrito pela dupla Caju & Castanha.

Festa na TV

A TV Brasil irá transmitir a partir desta sexta-feira, 21, uma série de shows e produções temáticas sobre os festejos juninos na faixa “TV Brasil nos Arraiás” em diversos horários na programação. Ela irá ao ar diariamente até o final do mês. Entre os destaques estão apresentações de artistas como Elba Ramalho, Fagner, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, além de talentos da nova geração como Marília Mendonça e a dupla Zé Neto e Cristiano, em parceria com as emissoras públicas TVE Bahia e TV Pernambuco. O canal ainda exibirá o especial “Contos e Cantos de São João” com a cantora Bia Bedran e as edições temáticas dos programas Antenize e Brasil Caipira com assuntos dedicados às tradições da cultura popular.

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