Marketing
Tecnologia domina ranking global BrandZ
Google (US$ 302,1 bilhões) e Apple (US$ 300,6 bilhões) se mantiveram nas duas primeiras posições, respectivamente, enquanto a Amazon (US$ 207,6 bilhões) assumiu a terceira colocação
Google (US$ 302,1 bilhões) e Apple (US$ 300,6 bilhões) se mantiveram nas duas primeiras posições, respectivamente, enquanto a Amazon (US$ 207,6 bilhões) assumiu a terceira colocação
Fernando Murad
29 de maio de 2018 - 12h15
As marcas de tecnologia são o destaque da edição 2018 do ranking global BrandZ Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, apresentado nesta terça-feira, 29, pela Kantar Millward Brown e WPP. As marcas de tecnologia representam 56% do valor das 100 principais marcas, cujo valor total atingiu o patamar recorde de US$ 4,4 trilhões, alta de 21%. As dez primeiras marcas – cinco delas são de tecnologia – têm valor somado de US$ 1,843 trilhão, contra US$ 1,383 trilhão no estudo anterior.
“Este foi o maior crescimento de valor das Top 100 marcas desde 2008. Houve um crescimento de 204% de 2006, quando o ranking começou, até 2018. As marcas de tecnologia e as que utilizam ferramentas online aumentaram a presença e dominam o ranking”, diz Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina.
O Google se manteve na liderança, seguida novamente pela Apple. Já a Amazon conquistou o terceiro lugar, deixando a Microsoft em quarto. A Tencent, por sua vez, ingressou no Top 5, deixando o Facebook de fora (veja abaixo o ranking com os valores de marca das 10 primeiras colocadas). O domínio das marcas de tecnologia sobre as de consumo também contou com o desempenho positivo de Alibaba e e-Bay, além das já citadas Google, Apple, Amazon, Microsoft e Facebook.
O ranking listou neste ano quatro marcas pela primeira vez. São elas a empresa de telecomunicações norte-americana Spectrum (aparece na 27ª posição), a Uber (número 81), o Instagram (91) e a BCA (99), a primeira marca da Indonésia no ranking. Outra novidade do estudo é que pela primeira vez as marcas não americanas cresceram mais rapidamente, principalmente em função das marcas chinesas (14 empresas da China aparecem no Top 100 — veja um vídeo com as 100 primeiras marcas abaixo). Não há marcas brasileiras no ranking.
O valor total das 10 maiores marcas da China cresceu 47%, mais que o dobro das marcas dos Estados Unidos (23%). As marcas chinesas de crescimento mais rápido foram JD.com (que está em 59º lugar), com alta de 94%; Alibaba (número 9), crescimento de 92%; e Moutai (34), com incremento de 89%. Em termos de categorias, o maior crescimento foi do varejo, com alta de 35%.
O estudo combina dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown com opiniões de consumidores. No processo de coleta dos dados, os especialistas da Kantar observaram cinco pilares que ajudam a aumentar o valor das marcas: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (ser uma love brand).
Compartilhe
Veja também
Rock in Rio e Itaú promovem Dia Brasil na edição dos 40 anos do festival
Iniciativa inédita foi elaborada entre o banco e a organização do Festival e levará 72 artistas brasileiros para se apresentarem no dia 21 de setembro
Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?
Edição 2024 do relatório Anual de Marketing Global da Nielsen indica que os profissionais estão mais inclinados a investir em performance do que em construção de marca