The Town: um em cada 10 posts mostrou alguma marca
Levantamento inédito avaliou mais de 839 mil imagens e vídeos publicados nas redes sociais durante o festival

Estudo imagético analisou 21 mil imagens e vídeos individualmente por curadores humanos (Crédito: Divulgação)
O The Town 2025 se uniu a Inconvencional para lançar um estudo imagético e visual do festival, que revela como o público transforma as atrações e as marcas em narrativas visuais que refletem comportamento, cultura e pertencimento.
A pesquisa indica quatro grandes descobertas sobre o comportamento e expressões visuais do público do festival. Uma delas é que as marcas se tornaram protagonistas visuais do The Town, visto que uma em cada dez publicações trouxeram alguma marca em cena. Ao todo, foram mais de 72 mil registros.
Segundo o estudo, 47% dessas fotos foram feitas em espaços e estandes interativos. Em 53% das imagens, o público aparecia interagindo diretamente com brindes ou elementos das marcas. Além disso, 37% das fotos com marcas, ou seja, mais de 19 mil, foram intencionais.
O estudo também revela é que o The Town é um festival tão visual quanto musical. Segundo o estudo, o letreiro “The Town” aparece em uma a cada cinco fotos do festival, enquanto a roda-gigante consta em mais de 17 mil registros.
Outra descoberta é que cada vídeo é como uma edição alternativa do festival. Nove das dez atrações mais gravadas foram do Palco Skyline, com destaque para Green Day, Travis Scott e Katy Perry, com mais de 40 mil vídeos cada. Entre os brasileiros, os mais filmados foram Ivete Sangalo e Pedro Sampaio, com mais de 18 mil e 15 mil vídeos, respectivamente.
A pesquisa também aponta que a estética muda conforme o line-up, mas que o pertencimento permanece o mesmo. No dia do Trap, por exemplo, 55% dos looks foram formados por streetwear, já no dia do Rock, 40% dos registros foram marcados por looks com camisetas de banda, jeans rasgado e o predomínio de tons escuros (45%).
Metodologia
Para chegar nesses resultados, o estudo, por meio de uma metodologia proprietária INC.IMAGE, que combina mapeamento de imagens geolocalizadas, ferramentas de listening, inteligência artificial e curadoria humana, analisou mais de 839 mil imagens e vídeos publicados nas redes sociais durante o The Town 2025, que ocorreu entre 6 e 15 de setembro.
A partir disso, o levantamento examinou 21 mil imagens e vídeos individualmente por curadores humanos, garantindo 95% de confiança e margem de erro de ±0,7 p.p. Logo, o estudo envolveu analistas de dados, planners e os criadores da Inconvencional. Acesse o estudo completo aqui.
