Biografia celebra a paixão de Sirotsky pela comunicação
Empresário, comunicador e fundador do Grupo RBS tem sua trajetória de vida resgatada em obra

Empresário e criador do Grupo RBS, Mauricio Sirotsky Sobrinho tem sua trajetória contada em livro (Crédito: Divulgação)
A primeira lembrança da vida de Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Gestão e Publisher do Grupo RBS, é de quando, aos 4 anos de idade, acompanhou o pai, Mauricio Sirotsky Sobrinho, ao Cine Castello, em Porto Alegre, para assistir ao Programa Mauricio Sobrinho, produzido, dirigido e estrelado pelo comunicador que seria o responsável por estruturar a operação que daria origem ao Grupo RBS, conglomerado de mídia da região Sul e um dos maiores do País.
Essa é uma das muitas histórias que são contadas na nova biografia Mauricio Sirotsky Sobrinho – O Som de Uma Vida, que já está disponível nas livrarias e plataformas digitais e que será lançada oficialmente no próximo dia 1, em evento durante a Feira do Livro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O lançamento vem na esteira da celebração do centenário do nascimento de Sobrinho, que já deu origem ao documentário 100 Anos à Frente, que também resgata a trajetória do criador da RBS, e está disponível no Globoplay.
O livro foi escrito pelo jornalista Tulio Milman, que mergulhou em um extenso trabalho de pesquisa e realizou mais de 50 entrevistas com familiares, amigos, colegas de trabalho, empresários e grandes nomes da comunicação para retratar a importância do comunicador gaúcho para a indústria nacional.
Escola em família
Nelson Sirotsky conta que a ideia de fazer uma biografia do pai veio a partir da observação da família de que o empresário, que faleceu em 1986, não tinha ainda sua história pessoal e profissional contada de forma robusta.
“Ele começou a RBS e participou do início do modelo brasileiro de televisão, junto da Excelsior e da TV Globo, e muitas pessoas, sobretudo as mais jovens, podem não ter a dimensão de tudo o que ele construiu. Achamos importante ter esse registro dessa história, da qual nos orgulhamos muito e que permeou a vida dos filhos, netos e de toda a família”, conta o publisher do grupo RBS.
Nelson revela que não consegue separar a figura do pai do grande empresário, tanto por conta da proximidade familiar como pelo fato de, também muito jovem, ter começado a trabalhar no Grupo, ao lado de Sobrinho.
Apaixonado pelo que fazia, o fundador da RBS conseguiu perpetuar entre os filhos e sobrinhos, que acabaram assumindo a gestão da empresa, o mesmo gosto pela comunicação. “Minha escola foi meu pai. Tivemos uma convivência muito próxima e conseguimos desenvolver tanto uma relação familiar estruturada como também construir e evoluir a gestão de negócios. Somos uma empresa familiar e, mesmo sob essa estrutura, nos organizamos para seguir o pilar de uma empresa de comunicação”, conta.
Além das emissoras de TV no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o grupo também conta com o jornal Zero Hora, a rádio Gaúcha, a plataforma GZH, além de outras emissoras de rádio e plataformas de conteúdo.
Recentemente, o Grupo anunciou uma grande reestruturação em suas áreas, comunicando que, a partir de janeiro, Patricia Fraga, atual diretora de mercado, assume o posto de CEO da RBS Mídias, divisão que abrangerá todos os pilares de conteúdo. Até então CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo passa a fazer parte do Conselho de Gestão.
Ainda nos negócios da empresa de mídia, Nelson Sirotsky conta que vê presente um dos princípios estabelecidos pelo pai: o da proximidade com as pessoas e valorização dos talentos. “Ele sempre deixou muito claro que não era possível fazer nada sozinho e reconhecia a importância de ter e valorizar as pessoas boas que estavam ao redor. As pessoas tinham consideração por ele e é tudo isso que, de alguma forma, tentamos levar adiante nessa jornada de mais de 68 anos do grupo”, conta.
