Blogs preferem diversão, carros, música e moda
Levantamento da Boo Box aponta os temas predominantes e as marcas mais comentadas entre 20 mil blogs no primeiro semestre
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Meio & Mensagem
29 de setembro de 2011 - 10h40
A mais antiga das redes sociais no universo digital é o blog. Hoje ele vem sendo mais utilizado por grandes portais e veículos e consolida sua identidade como gerador de conteúdo. Na esteira disso, uma pesquisa da Boo Box, especializada em tecnologia em publicidade e mídias sociais, revela quais são os temas mais publicados e as marcas mais citadas nos blogs do País. É a segunda realizada pela empresa com esse foco.
Foram analisados 20 mil blogs. Eles passaram por uma espécie de varredura através da tecnologia Meaning Tool, uma ferramenta inteligente criada pela empresa argentina Popego. Esse recurso tem a capacidade de buscar conteúdo por meio de feeds RSS e estudar a produção de texto na internet. Os conteúdos foram divididos em categorias (temas) e subcategorias (assuntos).
As categorias que se sobressaíram foram entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (15%). Os dados se referem à atuação dos blogueiros no primeiro semestre deste ano.
"O que mais chama atenção no estudo é o quanto o brasileiro consome entretenimento", avalia Edney Souza, vice-presidente de publishers da Boo Box. Dos que produzem conteúdo nessa área, 67% falam de diversão (humor e atualidades), seguido por carros, música e moda.
A pessoa mais citada na categoria entretenimento foi Casey Heynes, o estudante australiano que virou hit na internet após exibição de um vídeo postado em março em que o adolescente, vítima de bullying, agride o colega que debochava do seu excesso de peso. A reação violenta de Heynes superou nomes como os do personagem Harry Potter e até mesmo Jesus Cristo.
O principal objetivo do levantamento é mostrar ao mercado publicitário onde e como atuar dentro do espaço blog. “As marcas nem sempre se dão conta de que existe uma composição paralela de seu nome, de seu produto”, afirma Souza. Além disso, acrescenta, o estudo é relevante para que os próprios publishers tornem sua atividade mais rentável no mundo digital. “A ideia é que os blogs sejam mais atraentes para os anunciantes”.
Marcas mais “blogadas”
É quase impossível pensar em internet sem fazer uma associação direta com o Google. No mundo dos blogs não podia ser diferente. A empresa surge em primeiro lugar entre as marcas mais comentadas pelos blogueiros brasileiros, com 17%. A sul-coreana Samsung (11%) e a também norte-americana Apple (7%) completam a lista das três mais lembradas.
“Nós nos sentimos orgulhosos por esse resultado, afinal somos uma empresa online. Essa repercussão, portanto, já é esperada”, diz Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
Ele ressalta, entretanto, os riscos que a exposição das marcas sofre com a pulverização de interlocutores. “Hoje o trabalho é ainda mais complexo, pois existem diversos interlocutores, diretos e indiretos, desde as mídias tradicionais, como rádio e TV, às sociais, como blogs e Twitter. São necessárias ações diferenciadas que atendam cada meio de divulgação”.
Google, Samsung e Apple totalizam 35% dos comentários feitos nos blogs pesquisados. Os outros 65% de menções se referem às marcas Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola.
Para Marcelo Fernandes, gerente de comunicação da Intel no Brasil, as redes sociais, de um modo geral, já influenciam na escolha do consumidor na hora da compra. “Cada vez mais os blogs e as diversas mídias sociais são determinantes para a posição do produto e da marca no mercado. Eles formam opinião”.
A empresa, líder no mercado de processadores, trabalha com o conceito de influenciadores online. “Fortalecemos uma ligação direta com os produtores online justamente na distribuição do nosso conteúdo”, diz Fernandes.
A marca Intel foi mencionada por 3% dos blogs pesquisados, mesmo percentual de Adobe, Amazon e Disney. No segmento vestuário, a grande campeã foi a Nike que teve 50% das citações, bem à frente de Puma e Adidas.
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