FPF leva Paulistão para fora do Brasil
Projeto Paulistão na Gringa viu recorde de audiência no Derby, mesmo sendo dia de Super Bowl

Clássico entre Corinthians e Palmeiras foi recorde de audiência no Paulistão na Gringa (Crédito: divulgacao-palmeiras)
No último domingo, 8, Corinthians e Palmeiras estrelaram mais um confronto em sua história, dessa vez válido pelo Paulistão 2026. A partida entre os dois rivais paulistas deixou a Record na liderança de audiência da TV aberta, segundo dados da Kantar Ibope referentes à Grande São Paulo. De acordo com o portal Notícias da TV a partida chegou a 16,2 pontos e foi a atração mais vista da TV brasileira na ocasião.
Embora o campeonato chancelado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) seja estadual, sua aderência agora é global. Isso é possível graças ao projeto Paulistão na Gringa, organizado pela própria entidade, que visa levar a competição para outros lugares no mundo.
Neste momento, apenas os jogos de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos são disponibilizados pela entidade no exterior.
Por meio dessa iniciativa, o primeiro Derby do ano foi exibido em 102 países, incluindo Portugal (12%), Japão (7,7%), Paraguai (6,5%) e Argentina (4,1%) e Estados Unidos que, apesar de estar exibindo o Super Bowl, que é a final da sua principal liga esportiva, liderou a audiência internacional representando 25,5% dos espectadores.
Com essa iniciativa, a ideia da federação é garantir a exposição do Paulistão Casas Bahia para os brasileiros que estão fora do País, tendo em vista que cerca de 5 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores.
“Neste primeiro momento, como o alvo é o torcedor brasileiro que mora no exterior”, diz Bernardo Itri, vice-Presidente de comunicação e marketing da FPF.
O executivo explica, ainda, que a transmissão é feita de forma gratuita no YouTube com narração e comentários em português e com geoblock para o Brasil, a fim de preservar os direitos dos detentores domésticos. “Mas nada impede que, no futuro, tenhamos transmissões em outros idiomas para atender a um público estrangeiro”, completa.
O Paulistão na Gringa já exibiu cinco jogos da competição até o momento e Itri afirma que a adesão entre os torcedores vem crescendo. “A maior parte da audiência vem dos EUA, mas tem uma curiosidade interessante nos jogos do Santos, que mostra a Bolívia como número 1 nessa lista. Muito provavelmente pelo fato de ter um jogador boliviano (Miguelito) no elenco santista. E assim vamos crescendo a alcançando novos públicos”, explica.
Paulistão no Brasil
Em território nacional, o estadual paulista é exibido em um formato multiplataforma, desde 2022 quando a FPF encerrou o contrato com a Globo.
Neste ano, Record, na TV aberta, YouTube, através da CazéTV, exibirão as 11 datas de jogos do torneio estadual. Já a TNT Sports será a responsável pela exibição de toda a competição na TV por assinatura e no streaming, renovando o seu contrato com a entidade até 2029.
