Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Buscar

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Buscar
Publicidade

Mídia

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Grupo consome o formato duas vezes mais que as demais faixas etárias; levantamento faz parte de pesquisa em comemoração ao Dia Nacional do Podcast

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


21 de outubro de 2022 - 10h14

O Spotify realizou um estudo sobre os hábitos de consumo de um dos formatos de áudio que mais cresceu nos últimos tempos: o podcast. O Fan Study, apresentado nesta sexta-feira, 21, Dia Nacional do Podcast, analisa o que e como os consumidores estão escutando os produtos.

 

Aparelhos de gravação de um podcast

(Crédito: Shutterstock)

O relatório constatou que o consumo da Geração Z  em relação a podcasts está crescendo mais que o dobro que os demais grupos. A empresa de streaming de áudio aponta que a Geração tem a característica da curiosidade e está em busca constante por seu podcast favorito.

Por fazerem parte de uma plataforma global, os hábitos dos consumidores de podcasts também têm o poder de alcançar ouvintes em todo o globo. Segundo o Spotify, um podcast que tenha 30 ouvintes, em média, é capaz de atingir usuários em até cinco nações. O Fan Study mostra ainda que, a cada dez novos ouvintes de um podcast, um deles virá de um país diferente do seu de origem.

Em relação ao que os fãs do formato estão ouvindo, a América Latina encontra seu favoritismo nas trilhas de ficção. Já os Estados Unidos e Canadá têm preferência pelos conteúdos com tema familiar, enquanto a região da Ásia-Pacifico busca por aqueles de religião e espiritualidade. Globalmente, o gênero mais popular é a comédia.

Os fãs não tem apenas um gosto. O Spotify aponta que os hábitos de consumo de podcasts variam: 31% dos ouvintes de podcasts de arte também consomem comédia, por exemplo. Apesar disso, o contrário só acontece com 18%.

O estudo mostra que a taxa de conclusão de episódios é diferente de acordo com o gênero. Contudo, os que tratam de temáticas como true crime e tecnologia tendem a registrar maiores índices de finalização. Ainda, a frequência é quatro vezes maior quando o assunto são os criadores preferidos do público. Nesse sentido, o Spotify alerta para a importância de cultivar os ouvintes fiéis.

Quando analisados, os criadores levam em média quatro meses para ver um crescimento vertiginoso dos podcasts. O formato dentro da plataforma, geralmente, encara a maior tração de usuários durante este intervalo de tempo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com Luccas Neto, SBT amplia aposta em influenciadores

    Com Luccas Neto, SBT amplia aposta em influenciadores

    Dono de uma audiência de mais de 40,9 milhões de seguidores no YouTube, produtor, roteirista e criador de conteúdo terá programa na emissora em 2024

  • Goat transmitirá Campeonato Carioca em 2024

    Goat transmitirá Campeonato Carioca em 2024

    Além dos estaduais cearense e pernambucano, canal exibirá as partidas do Cariocão de forma gratuita em âmbito nacional