Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Buscar

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Buscar
Publicidade

Mídia

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

Grupo consome o formato duas vezes mais que as demais faixas etárias; levantamento faz parte de pesquisa em comemoração ao Dia Nacional do Podcast


21 de outubro de 2022 - 10h14

O Spotify realizou um estudo sobre os hábitos de consumo de um dos formatos de áudio que mais cresceu nos últimos tempos: o podcast. O Fan Study, apresentado nesta sexta-feira, 21, Dia Nacional do Podcast, analisa o que e como os consumidores estão escutando os produtos.

 

Aparelhos de gravação de um podcast

(Crédito: Shutterstock)

O relatório constatou que o consumo da Geração Z  em relação a podcasts está crescendo mais que o dobro que os demais grupos. A empresa de streaming de áudio aponta que a Geração tem a característica da curiosidade e está em busca constante por seu podcast favorito.

Por fazerem parte de uma plataforma global, os hábitos dos consumidores de podcasts também têm o poder de alcançar ouvintes em todo o globo. Segundo o Spotify, um podcast que tenha 30 ouvintes, em média, é capaz de atingir usuários em até cinco nações. O Fan Study mostra ainda que, a cada dez novos ouvintes de um podcast, um deles virá de um país diferente do seu de origem.

Em relação ao que os fãs do formato estão ouvindo, a América Latina encontra seu favoritismo nas trilhas de ficção. Já os Estados Unidos e Canadá têm preferência pelos conteúdos com tema familiar, enquanto a região da Ásia-Pacifico busca por aqueles de religião e espiritualidade. Globalmente, o gênero mais popular é a comédia.

Os fãs não tem apenas um gosto. O Spotify aponta que os hábitos de consumo de podcasts variam: 31% dos ouvintes de podcasts de arte também consomem comédia, por exemplo. Apesar disso, o contrário só acontece com 18%.

O estudo mostra que a taxa de conclusão de episódios é diferente de acordo com o gênero. Contudo, os que tratam de temáticas como true crime e tecnologia tendem a registrar maiores índices de finalização. Ainda, a frequência é quatro vezes maior quando o assunto são os criadores preferidos do público. Nesse sentido, o Spotify alerta para a importância de cultivar os ouvintes fiéis.

Quando analisados, os criadores levam em média quatro meses para ver um crescimento vertiginoso dos podcasts. O formato dentro da plataforma, geralmente, encara a maior tração de usuários durante este intervalo de tempo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Canções da cantora estavam fora da plataforma devido a impasses em contrato de licenciamento com a Universal Music, gravadora que a representa

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada na 14ª semana

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada na 14ª semana

    Seara, iFood, Chevrolet, Rexona e Ademicon integram o top cinco das marcas mais mencionadas na décima quarta semana do BBB 24