Mídia

Google lança versão em português da ferramenta Modo IA

Ferramenta de busca por inteligência artificial chega ao Brasil em versão multimodal para Web e aplicativo

i 8 de setembro de 2025 - 13h00

O Modo IA, ferramenta que potencializa os resultados de pesquisa no Google utilizando a inteligência artificial (IA), chega ao Brasil em português nesta segunda-feira, 8. A solução foi disponibilizada nos Estados Unidos em maio e, até então, usuários tinham acesso à tecnologia apenas em inglês.

Modo IA português

Google anuncia Modo IA em português, disponível para web e aplicativo do buscador (Crédito: Rapit Design/Shutterstock)

Os chatbots de IA representam uma mudança significativa para as buscas na internet. Alimentado por uma personalização do Gemini 2.5, o Modo IA será exibido como uma aba de resultados de pesquisas e estará disponível no aplicativo do Google nos sistemas operacionais Android e iOS.

As pessoas poderão receber respostas mais detalhadas a perguntas complexas, como encontrar recomendações locais, planejar uma viagem ou entender instruções mais complicadas.

Por trás da operação há o mecanismo “fan-out de consultas”, que dispara várias buscas relacionadas ao mesmo tempo, explorando subtópicos e múltiplas fontes de dados — método mais aprofundado que o das pesquisas tradicionais do Google. Então, o modelo consolida os resultados em uma resposta única, clara e de fácil entendimento, exibindo links que podem ser úteis na jornada do usuário.

E a solução não será ativada apenas por texto. Segundo o Google, o Modo IA é projetado para ser multimodal, ou seja, é possível realizar buscas também por voz ou imagem, através da câmera ou realizando o upload de uma foto e, na sequência, determinando a pergunta.

De acordo com a big tech, o modelo de baseia em sistemas de qualidade e classificação internos para garantir a credibilidade das respostas. Em casos nos quais a confiabilidade se mostre incerta, o Google exibirá conjuntos de resultados de pesquisas da Web.

A companhia tem investido em embutir a tecnologia ao seu mecanismo de buscas desde o ano passado. Há pouco mais de um ano, a gigante do Vale do Silício introduziu a AI Overview, descrições resumidas geradas por IA exibidas no topo de uma página de resultados, antecedendo os links que direcionam o usuário para demais páginas da internet.