Google quer ajudar eleitores
Nova plataforma concentra informações sobre candidatos para estimular participação política e o voto consciente
Nova plataforma concentra informações sobre candidatos para estimular participação política e o voto consciente
Meio & Mensagem
16 de setembro de 2014 - 3h25
O Google lançou a plataforma Google Eleições, na semana passada. O objetivo desta nova ferramenta é reunir informações oficiais sobre os candidatos, obtidas por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de exibir notícias produzidas por mais de 30 veículos diferentes de mídia. A plataforma também armazena vídeos com entrevistas no YouTube e agenda de eventos dos políticos.
O usuário pode pesquisar a base de candidatos do TSE por nome ou por meio de filtros, como cargo, partido e Estado. Ao selecionar o perfil, o usuário tem acesso a informações sobre os candidatos, como nome ou apelido político, profissão, idade, escolaridade e patrimônio declarado. Também está disponível o link do perfil no site da Transparência Brasil.
O Google Eleições pretende sistematizar e facilitar o acesso às informações em um contexto no qual mais da metade da população brasileira tem acesso à internet. A plataforma visa dar consistência ao processo eleitoral e estimular o voto consciente.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital