Governo institui grupo de trabalho para propor Plano Brasileiro de IA

Buscar

Governo institui grupo de trabalho para propor Plano Brasileiro de IA

Buscar
Publicidade

Mídia

Governo institui grupo de trabalho para propor Plano Brasileiro de IA

Grupo de trabalho auxiliará a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento do plano para estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da tecnologia no País


10 de junho de 2024 - 10h48

A União anunciou a criação de um grupo de trabalho para apoiar a criação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (IA). O comunicado foi feito em publicação no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira, 10.

plano brasileiro ia

(Créditos: metamorworks/Adobestock)

A principal competência do grupo será assessorar e auxiliar a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na elaboração do Plano, que visa estabelecer diretrizes para impulsionar o o desenvolvimento sustentável e ético da IA no Brasil.

Entre os membros do GT estão o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no posto de coordenador. Participam, ainda, o secretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital e o chefe da assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como um assessor especial da Ministra de Estado da Ciência, escolhido pela coordenação.

É importante ressaltar que a portaria considera a possibilidade de convite a representantes de outros órgãos do âmbito federal, entidades públicas e privadas e especialistas no tema. Os convidados terão fins de assessoramento apenas, sem direito a voto.

O grupo trabalhará até 29 de julho. Na data, um relatório constando os resultados da atuação deverá ser entregue à Ministra.

Em abril, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, havia anunciado a criação de um grupo de trabalho para debater um novo projeto de lei relacionado ao PL das Fake News após o conflito entre Musk e Alexandre de Moraes. À época, havia a intenção de abordar temas atuais, como o da regulamentação da inteligência artificial.

Publicidade

Compartilhe

Veja também