Jornalismo para crianças vai à Bienal Rio
O site de notícias Recontando, direcionado ao público infantil, terá edição impressa e câmeras para estimular repórteres-mirins
O site de notícias Recontando, direcionado ao público infantil, terá edição impressa e câmeras para estimular repórteres-mirins
Isabella Lessa
28 de agosto de 2013 - 4h30
Um dos destaques da 16ª Bienal do Livro do Rio, que tem início nesta quinta-feira, 29, é o Recontando, portal de notícias dirigido a crianças de cinco a 11 anos. O projeto, que estreou em 30 de março, também vai circular como um tabloide impresso durante o evento literário.
A jornalista Simone Ronzani começou a pensar em uma maneira de adaptar notícias para crianças a partir das perguntas de seu filho. Apesar da pouca idade, Henrique ficava naturalmente exposto a todo tipo de informação desde cedo, como outras crianças. “É uma geração completamente conectada. A questão é: o que fazer com a informação que chega a eles?”, questiona Simone.
Após concluir uma pós-graduação em Gestão do Entretenimento, a jornalista niteroiense criou a empresa Recontando. As notícias são recontadas com recursos visuais, como animações, e linguagem contextualizada, variando entre diversas editorias, como política e cultura. Fatos que tiveram intensa repercussão nas redes sociais, como os protestos iniciados pelo Movimento Passe Livre e a tragédia em Santa Maria, também ganham destaque.
Além do impresso, o estande do projeto na Bienal deve improvisar um set de filmagem para as crianças a “bricarem” de repórter. “Concebemos a ideia com base nos conceitos de live marketing”, explica Simone. “Nossa intenção é estimular nas crianças um olhar crítico e cuidadoso”, completa.
A Escola Nossa, do Rio de Janeiro, e a ESPM são parceiras do projeto, que já teve 115 mil acessos e alcançou 19 mil fãs em sua página do Facebook.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King