Mundo Bita quer expandir presença internacional em 2026
Com novo Show da Flora, marca de conteúdo infantil também quer expandir produtos licenciados

Fazendinha Sambão, do Mundo Bita (Créditos: Divulgação)
O Mundo Bita já se consagra como um dos maiores fenômenos do entretenimento infantil no Brasil, somando mais de 20 bilhões de visualizações no YouTube e presença em plataformas de streaming como Netflix, HBO, Cartoonito, Globoplay e Prime Video.
Somente nos últimos dez anos, a marca aumentou seu faturamento anual em 20 vezes, somando mais de 1,5 milhões de seguidores nas redes sociais e 15 álbuns lançados.
Já consolidado no Brasil, o Mundo Bita mira agora uma expansão internacional mais robusta, buscando se firmar também como referência em países da Europa, América Latina e América do Norte, principalmente Estados Unidos.
A estratégia de internacionalização ganhou força nos últimos anos, com a adaptação dos conteúdos para mercados como México, Espanha e Portugal. Em 2026, esse movimento se intensifica com a primeira turnê internacional do Mundo Bita, que terá início pela Europa.
“Nós vamos para um 2026 focado em países que consideramos mais fortes no nicho de infância. Estamos focando bastante na América Latina, e com uma expectativa de que o produto funcione muito na América do Norte também, pois os americanos compram muito a ideia do Mundo Bita“, afirma Chaps Melo, fundador do Mundo Bita e estúdios da Mr.Plot.
Como parte dessa estratégia de expansão, a marca anuncia ainda a retomada da parceria com o Discovery Kids América Latina.
Outras duas novidades devem chegar ao portfólio da Mr. Plot nos próximos meses: o Show da Flora e a Banda Boom — sendo este último um projeto ainda em desenvolvimento para o Carnaval 2026.
Show da Flora
A principal novidade da Mr. Plot para 2026, antecipada com exclusividade por Meio & Mensagem, é o lançamento do Show da Flora, uma produção que tem como público-alvo crianças em fase alfabetização.
Em episódios de 20 minutos, a personagem principal, Flora — interpretada por Beatriz Cavalcanti, do Mundo Bita — trata de temas básicos da educação infantil como letras, números, cores e formas.
O programa apresenta ainda a personagem Pluma, uma adolescente antenada nas redes soiais, e o quadro Tum Tum, com um robô que explica diferentes conceitos para as crianças.
“Esse novo programa vem como um spin-off que vai ser filmado ao vivo, um formato que nós ainda não experimentamos”, afirma Chaps.
Chaps também destaca o desafio de se manter relevante e atualizado em meio a uma geração de crianças digitalizadas e com uma ampla cartela de conteúdos digitais disponíveis para consumo.
“As visões de mundo vão mudando, e nesses casos, usamos as próprias famílias que acompanham o Mundo Bita como termômetro. Elas trazem questões com suas crianças, e então vamos pensando juntos os próximos conteúdos”, afirma Chaps. “Nós não deixamos a peteca cair, sempre falamos de mensagens atuais”.
O lançamento do Show da Flora está previsto para 12 de dezembro, no Youtube.

Pluma e Flora, do Show da Flora (Créditos: Divulgação)
Estratégia de atuação internacional
Chaps reconhece o desafio de adaptar o conteúdo do Mundo Bita para a cultura de outros países, sem perder a essência construída no Brasil.
“O Mundo Bita carrega uma mensagem cheia de significado para o brasileiro, então é realmente desafiador. Nós buscamos coisas que estão ligadas à cultura local para traçar um paralelo. É mais uma adaptação do que uma tradução literal”, afimra Chaps.
Em Portugal, o conteúdo é interpretado por um cantor local, garantindo maior identificação cultural com o público. No México, a produção também conta com profissionais nativos, que colaboram diretamente na adaptação das versões para o mercado mexicano.
“Os shows no Brasil têm um público muito grande e dão muito certo. Então está na hora de saírmos, experimentarmos uma turnê nova em 2026”, afirma Chaps.
Chaps acrescenta ainda que, assim como no Brasil, o Mundo Bita espera firmar parcerias com artistas locais dos outros países em que atua. “Ainda não trabalhamos nada oficialmente, mas devemos buscar algo nesse sentido. É algo que falamos muito por aqui”.
História
O Mundo Bita nasceu em Recife, Pernambuco, há 15 anos, pelas mãos dos sócios fundadores Chaps Melo, João Henrique, Enio Porto e Felipe Almeida. A ideia para a produção surgiu no quarto da filha de Chaps, a princípio como um livro digital.
Desde sua criação, a marca produziu mais de 130 clipes autorais lançados no Brasil, tendo conteúdos adaptados para o espanhol — abrangendo toda a América Latina e Espanha — e para o português de Portugal.
“Nós trabalhamos não só o pedagógico, mas também temas como sentimentos, amizade, inclusão, diversidade, bons hábitos”, afirma Chaps.
O Mundo Bita também é reconhecido por suas parcerias com ícones brasileiros, como Milton Nascimento, João Gomes Gilberto Gil e Ivete Sangalo.
Além do conteúdo audiovisual, Mundo Bita também se conecta com o público por meio de ativações presenciais, como shows, peças teatrais e espaços temáticos. Desde a primeira turnê, em 2015, o Show do Bita já movimentou mais de R$ 65 milhões, além de outros R$ 40 milhões provenientes de eventos em parques.
A marca também traz livros educativos e produtos licenciados exclusivos em 12 categorias — que já atingiram a marca de mais de 10 milhões de vendas, através de mais de 50 parcerios. Só no varejo, são estimados mais de R$ 50 milhões em vendas, incluindo brinquedos, publicações, higiene pessoal e eventos.
Para o próximo ano, devem chegar ao portfólio artigos de festa, instrumentos musicais, itens de decoração, produtos de limpeza e vestuário.