Anúncios no rádio estão entre os mais lembrados pelos ouvintes
Estudo Inside Audio 2023, lançado nesta quarta-feira, 20, mostra relevância do áudio no cotidiano dos brasileiros
Anúncios no rádio estão entre os mais lembrados pelos ouvintes
BuscarAnúncios no rádio estão entre os mais lembrados pelos ouvintes
BuscarEstudo Inside Audio 2023, lançado nesta quarta-feira, 20, mostra relevância do áudio no cotidiano dos brasileiros
Caio Fulgêncio
20 de setembro de 2023 - 12h37
Não é novidade que o áudio – seja por meio do rádio, músicas, streamings ou podcasts – tem feito parte da jornada diária dos brasileiros. Dados da Inside Audio 2023, pesquisa divulgada pela Kantar IBOPE Media nesta quarta-feira, 20, apontam que 9 em cada 10 pessoas consomem alguns desses formatos sonoros no dia a dia.
Nesse contexto, segundo a Kantar, o rádio demonstra constante evolução para 76% dos ouvintes, que acreditam que o meio se moderniza em conteúdos e formatos. Além disso, 38% deles consideram que ter a possibilidade de escutar online melhorou o consumo, que estende por todo o dia.
Nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas no levantamento, o rádio é ouvido por 80% da população, por uma média de 3h55 por dia. As cidades analisadas foram Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte Rio de Janeiro, Vitória, Campinas, São Paulo, Goiânia, Distrito Federal, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Em relação à publicidade, o estudo mostrou que 53% dos ouvintes de rádio prestam atenção em anúncios veiculados pelas emissoras. No top 3 de formatos publicitários mais lembrados, os comerciais entre programas e músicas alcança 50% das pessoas. Outros 27% lembram mais de ações publicitárias feitas por locutores e 25% de promoções na programação.
No mercado de mídia, a Kantar mostrou que o meio também mantém alta relevância nas estratégias de comunicação dos anunciantes. Dessa forma, houve um aumento de 7% nas inserções das marcas no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Unindo credibilidade à inovação tecnológica para se aproximar de seus ouvintes, o áudio – especialmente o rádio – é percebido como uma oportunidade para que as marcas se comuniquem de maneira efetiva com a sua audiência. Com isso, ele mantém a sua relevância no cenário de mídia”, salienta Giovana Alcantara, diretora de desenvolvimento de negócios regionais da Kantar.
A pesquisa apontou também que 58% dos ouvintes consomem rádio em casa, durante atividades cotidianas. Já 27% das pessoas costumam ouvir no carro/moto particular e 12% no trabalho presencial. Além desses, existem 7% e 5% que escutam mais em home office e no transporte público, respectivamente.
Das preferências de programação, música lidera o top 5, com o percentual de 94%. Em seguida, aparecem noticiários locais, com 32%, e noticiários nacionais, 26%. No ramo das informações, as preferências são as notícias de trânsito (25%) e de conteúdo sobre futebol (24%).
Entre os novos destaques no consumo, o podcast confirmou a própria relevância no dia dos ouvintes, tendo em vista que 50% deles afirmaram que ouviram o formato nos últimos três meses. Conforme a Kantar, houve um aumento de 23% em relação ao ano passado.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix