Rádio: os segmentos que mais se beneficiam da publicidade no meio
Edição 2022 da pesquisa Inside Radio, da Kantar, mostra que 83% da população costuma ouvir rádio e 82% se lembram de algum anúncio publicitário no veículo
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Bárbara Sacchitiello
22 de setembro de 2022 - 6h00
Com 100 anos de presença no Brasil, completados no último dia 7, o rádio segue como um veículo presente no cotidiano de boa parte dos brasileiros e com capacidade de reinventar sua essência em outros formatos e canais.
Essas são algumas conclusões da edição 2022 do Inside Radio, cujos dados foram revelados pela Kantar nessa quarta-feira, 21. O estudo apontou que o rádio é ouvido por 83% da população residente nas 13 regiões metropolitanas que compõem a amostra de pesquisas da Kantar. Esse número é 3 pontos percentuais acima do registrado na edição de 2021 do Inside Radio. Em média, cada pessoa ouve 3 horas e 58 minutos de rádio por dia.
A pesquisa também apontou que houve aumento do consumo de rádio no carro na comparação com o ano passado. Por conta, sobretudo, da retomada das atividades presenciais, 30% das pessoas passaram a ouvir rádio no carro. Em 2021, esse número era 24%.
Ao mesmo tempo, diminui um pouco a quantidade de pessoas que ouvem rádio em casa. Embora ainda lidere a lista, o ambiente do lar era citado por 72% em 2021 e, no estudo atual, foi citado por 63% das pessoas.
Além de casa e do carro, 12% disseram que ouvem rádio em outros locais; 9% sintonizam enquanto fazem algum trajeto e 3% dizem ouvir rádio enquanto trabalham.
O tradicional aparelho de rádio ainda é o meio mais comum pelo qual as pessoas ouvem as notícias, músicas ou demais programas: 83% disseram que ouvem rádio no aparelho. Já 26% das pessoas citaram o celular como o canal pelo qual ouvem rádio; 4% citaram outros equipamentos enquanto 3% sintonizam pelo computador.
A pesquisa da Kantar também procurou avaliar o rádio como uma plataforma de mídia para os anunciantes. O estudo aponta que o meio continua tendo potencial de gerar mensagens marcantes para os ouvintes. Entre os entrevistados, 82% se lembram de terem ouvido algum comercial no rádio.
Já entre os formatos que mais geral lembrança, o tradicional spot comercial é o mais comum, sendo citado por 55%. O merchandising feito por locutores também tem um forte poder de alcance, tendo sido citado por 42%. Já 20% citaram os anúncios em podcast enquanto 17% apontaram que se lembram de comerciais em aplicativos ou no site das emissoras de rádio.
A pesquisa da Kantar também que, entre os ouvintes que se lembraram de algum tipo de publicidade no rádio, 37% já compraram ou pesquisaram algum produto por influência do anúncio.
A Kantar também avaliou quais são as categorias de produtos que mais tendem a despertar o interesse dos ouvintes com anúncios publicitários. O segmento que lidera em termos de intenção de compra após a publicidade em rádio é o de supermercados e hipermercados, citado por 58%.
Em segundo lugar, citado por 37% dos entrevistados, aparecem os restaurantes e lanchonetes, seguidos de lojas de departamentos (25%), medicamentos (25%) e serviços financeiros (12%).
Embora mantenha sua força como meio tradicional, o rádio vem também aproveitando a tecnologia para conquistar um novo público. A Kantar aponta que 7,4 milhões de pessoas ouviram rádio no ambiente da internet (web rádios) nos últimos 30 dias, o que representa um aumento de 85% em relação à 2019.
O tempo médio em que essas pessoas consomem rádios online é de 2 horas e 45 minutos por dia. Entre esses ouvintes de web rádios, 70% o fazem via celular; 30% pelo computador e 9% em outros equipamentos.
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