Rádio é ouvido por 79% dos brasileiros das metrópoles
Dados do Inside Audio, da Kantar Ibope Media, revelam que 56% dos ouvintes se atentam aos anúncios

Mais de 90% dos brasileiros consomem conteúdo em áudio no Brasil (Créditos: Divulgação)
O rádio ainda se apresenta como um canal de grande alcance para consumo de áudio no Brasil, sendo ouvido por 79% das pessoas nas principais regiões metropolitanas.
Dados da 48º edição do Data Stories — Inside Audio, da Kantar IBOPE Media, revelam que 92% da população consumiu algum tipo de áudio nos últimos 30 dias, seja em forma de rádio, música, streaming ou podcast.
Em capitais como Belo Rorizonte, Porto Alegre e Fortaleza, o consumo de rádio é ainda mais alto, ultrapassando 80% dos entrevistados.
No que tange à publicidade, cerca de 56% dos ouvintes afirmam prestar atenção nos formatos de anúncios veiculados nas emissoras, enquanto 43% afirma já ter comprado ou pesquisado algum produto após ouvir a campanha.
O estudo revela, ainda, que o consumo digital de áudio tem passado por um processo de rápida expansão, sendo que metade dos ouvintes de rádio declarou ter ouvido ou baixado podcasts nos últimos três meses, enquanto 60% escutam música em serviços de streaming.
As emissoras de rádio também têm demonstrado grande capacidade de adaptação diante da trasnformação digital, com conteúdos sendo veiculados em novos canais como YouTube (33%), serviços de áudio sob demanda (16%), aplicativos próprios (13%) e redes sociais (12%).
Além disso, segundo o levantamento, o som tem amplo poder na dimensão afetiva, sendo associado à emoção em 54% dos casos. Entre os ouvintes de rádio, 60% associa o meio à informação, 36% à diversão e 29% ao companheirismo.
“O áudio acompanha os consumidores em diferentes momentos do dia, criando experiências imersivas e próximas. Para as marcas, representa uma oportunidade única de gerar impacto real, engajamento autêntico e resultados consistentes em um cenário de atenção cada vez mais fragmentado”, explica Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar IBOPE Media.