Mídia

The Led compra Retail Media e entra na área de publicidade

Empresa especializada em soluções para painéis digitais passa a gerir e comercializar espaços de mídia em 2,2 mil lojas

i 4 de julho de 2025 - 18h20

Até então provedora de soluções para painéis de mídia out-of-home e indoor, a The Led inicia uma nova fase de seu negócio em que passa a comercializar espaços publicitários em varejistas. Esta semana, a empresa anunciou a aquisição da Retail Media, empresa de painéis em ponto de venda (PDV).

The Led passa a ter 8 mil faces publicitárias em 2,2 mil lojas (Crédito: Divulgação)

Assim, a The Led passa a fazer a instalação, gerenciamento e comercialização do espaço de oito mil faces digitais em 2,2 mil lojas de 41 redes e 56 bandeiras de varejistas, como GPA, Hirota, Super Nosso, Andorinha, D’Avó e Roldão. O inventário da Retail Media, isoladamente, está em 1.005 lojas.

Fundada em 2016, a Retail Media já contava com um foco em performance e mensuração de resultados. Para o CEO da The Led, Richard Albanesi, o investimento tecnológico da empresa foi um dos diferenciais que chamaram a atenção da The Led na missão de ingressar mais a fundo no mercado de retail media, assim como o tempo de mercado e a equipe de colaboradores.

A equipe da Retail Media deve ser integrada à da The Led no início de agosto. Conforme o executivo, a empresa busca um profissional de renome para encabeçar o time comercial.

Até o final deste ano, a The Led quer expandir atuação e somar 15 mil faces em 3,5 mil lojas de 50 redes varejistas. Para os próximos 12 meses, a empresa visa dobrar seu faturamento. Para isso, até 2028, a The Led irá investir R$ 200 milhões para expansão da cobertura e criação de novos formatos.

Por que a The Led está entrando no mercado de retail media?

A empresa já se relacionava com o varejo antes da aquisição. Em 2021, a The Led passou a fazer a instalação e gestão de ativos no Sam’s Club e Carrefour. Porém, até então, não realizava a comercialização dos espaços para publicidade. “Faltava nos estabelecermos como venda de mídia para o ponto de venda”, afirma Albanesi.

Segundo o executivo, o objetivo não é concorrer com veículos de mídia out-of-home, que são seus clientes, mas iniciar um trabalho focado na mídia in-store do varejista integrado a soluções de mensuração e gestão de inventário inteligentes. “Nosso objetivo é apoiar clientes com parceira, instalação e locação a longo prazo”, coloca.

A The Led estuda um modelo de assinatura em que o veículo, agência ou anunciante pode usar o inventário da Retail Media em suas campanhas.

Para ele, o concorrente da mídia in-store é a mídia digital. “Queremos pegar a verba do mercado publicitário e trazer para o momento de decisão de compra. Para nós, o varejo é a grande força de comunicação. Vamos pensar em como trazer para o varejo dados integrado a telas”, divide.

A aquisição da Retail Media é mais um passo da The Led em direção a se tornar um provedor de uma série de soluções digitais para o mercado publcitário. Em 2024, a empresa adquiriu a Invian, plataforma de gerenciamento de inventário, mensuração e execução de campanhas digitais.

Conforme o CEO, a Invian amplia a capacidade da empresa de oferecer soluções completas e orientadas por dados em tempo real, garantindo maior precisão e eficiência nas entregas.