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TV social, cada vez mais concreta

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Mídia

TV social, cada vez mais concreta

Twitter se firma como guia de televisão. Ferramentas como o TTV medem a popularidade de programas como Avenida Brasil e The Walking Dead, campeões da semana passada entre os brasileiros


25 de outubro de 2012 - 9h20

Que o Twitter se tornou um aliado importante da TV, isso já é mais do que sabido. Mas nos últimos meses esse casamento ganhou um ar mais “oficial”. Em junho, a empresa contratou um veterano executivo do meio – com passagens por MTV, VH1 e NBC – e dono de experiências como produtor e roteirista também para ser seu head de TV. No cargo está Fred Graver, que declarou na semana passada, em um evento focado na TV social, que seu papel é desenvolver uma plataforma constituída como se fosse uma emissora, um guia de TV e uma sistema de monitoramento. Ele ainda esclareceu que parte de sua missão é entrar em contato com celebridades e estimulá-las a se comunicar com os fãs por meio da rede.

Pesquisas têm demonstrado que o Twitter impulsiona audiências. A NBC, por exemplo, reportou que a mídia social incentivou as pessoas a acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres, e não o contrário. Graver disse também que a rede de microblogs já se tornou um ambiente no qual os fãs de uma determinada atração se “encontram” para discutir os temas do programa ou para dissecar o último episódio de uma série. Aplicativos como Trendrr e Get Glue, em sua opinião, são importantes impulsionadores desse comportamento.

Nesse sentido, uma nova ferramenta no Brasil começa a se somar a essa tendência. O TTV, um serviço de TV social da empresa Tuilux (especializada em computação, estatística e inteligência artificial), mede a audiência no Twitter de programas na TV aberta e paga.

Para isso, os engenheiros e especialistas que integram o time utilizam um algoritmo que identifica os posts relativos às atrações. São analisados mais de 15 mil programas de 95 canais. Ao todo, a ferramenta capta mais de seis milhões de posts por mês. E faz avaliação de “sentimento” (positivo ou negativo) dos usuários da rede. A Tuilux é uma startup que contou com recursos da Aestella investimentos.

Como exemplo de seu trabalho, o TTV mediu para Meio & Mensagem o comportamento dos usuários do Twitter na semana passada e apontou os programas mais comentados da TV social. O resultado só podia ser um: vitória absoluta da novela Avenida Brasil, que estava em seus capítulos finais. Confira os demais resultados.

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Semana: 14 a 21 de outubro

TV aberta
1. Avenida Brasil – Globo
2. The Voice Brasil – Globo
3. TV Xuxa – Globo
4. TV Fama – Rede TV
5. Programa da Tarde – Record
6. O Melhor do Brasil – Record
7. Pânico na Band – Band
8. UFC 153: Silva x Bonnar – Globo
9. Fantástico – Globo
10. Eliana – SBT

TV paga
1. The Walking Dead – Fox
2. The X Factor – Sony
3. The Glee Project – Fox
4. Simple Plan – Multishow
5. UFC 153: Silva x Bonnar – SporTV
6. Dexter – Liv
7. Atividade Paranormal 3 – Telecine Premium
8. Gossip Girl – Glitz
9. TVZ – Multishow
10. Once Upon a Time – Sony

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