Estudo aponta YouTube e Instagram na ponta de investimento digital
Pesquisa da HubSpot ouviu 6 mil profissionais de pequenos a médios anunciantes da América Latina
Estudo aponta YouTube e Instagram na ponta de investimento digital
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Luiz Gustavo Pacete
5 de julho de 2018 - 10h33
As plataformas que recebem maior investimento do marketing digital atualmente são YouTube e Instagram. A constatação é de um levantamento da HubSpot feito com seis mil pessoas em toda a América Latina no período de fevereiro a março de 2018. Entre os respondentes, 55% citaram o YouTube como principal plataforma a receber investimentos, seguida por Instagram, com 53%. Em seguida está o Facebook com 50% e LinkedIn com 43%.
A amostra do estudo é composta, majoritariamente, por respostas voluntárias de diretoria executiva, CEOs e CMOs, 3% são vice-presidentes, 11% diretores, 27% gerentes e 28% colaboradores individuais.
O estudo aponta que, entre as prioridades das equipes de marketing na América Latina estão: converter leads em clientes, 75%, aumentar o tráfego para o site, 47%, aumentar a receita derivada de clientes da casa, 45% e comprovar o ROI das atividades de marketing, 31%.
Ainda de acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados acreditam que a estratégia de marketing de suas empresas é eficaz, em 2017, esse percentual era de 60%. Entre as metas relacionadas estão: aumento de presença orgânica / SEO , 59%, a automação de marketing, 52%, e a criação de conteúdo para blog 47%.
“Constatamos que o marketing digital não funciona quando se trabalha sozinho. Os times que relataram forte alinhamento entre as áreas de marketing e vendas percebem crescimento maior, em termos de orçamento, e em número de leads. Além disso, as pessoas continuam como as principais fontes confiáveis de informação. Isso quer dizer que as recomendações positivas dos clientes da sua empresa influenciam bastante na tomada de decisão de compra”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot.Quando questionados sobre os investimentos em marketing em 2018, 48% dos entrevistados afirmaram ter budget de US$ 25 mil ou menos. Na sequência, 19% afirmaram ter entre US$ 25.001 e US$ 100 mil e apenas 2% contam com mais de US$ 5 milhões. Souto afirma que os canais tradicionais continuam importantes, mas, ao mesmo tempo, novos canais de comunicação se tornam relevantes.
“63% dos times de vendas, por exemplo, ainda dependem de contatos por email ou por telefone para a maior parte de seus processos de vendas. Por outro lado, é interessante perceber que a América Latina é a região que lidera o uso de aplicativos de mensagens, como o Whatsapp – 51% dos entrevistados utilizam esse tipo de app para se comunicar”, diz Souto.Compartilhe
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