Mídia

YouTube Shopping terá programa para creators no Brasil

Iniciativa permite que influencers marquem produtos em seus vídeos e ganhem comissão pelas vendas

i 16 de setembro de 2025 - 16h19

YouTube Shopping

(Crédito: Shutterstock)

O YouTube anunciou nesta terça-feira, 16, a expansão do programa YouTube Shopping para o mercado brasileiro.

Já em funcionamento nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã, o programa de afiliados de Shopping agora passa a permitir que criadores do conteúdo brasileiros marquem e exibam produtos em seus vídeos e Shorts, deixando os itens disponíveis para compras.

A cada venda realizada por meio desses vídeos, os criadores de conteúdo receberão uma comissão.

Globalmente, a iniciativa de afiliados do YouTube Shopping conta com mais de 500 mil criadores de conteúdo.

A chegada do programa ao Brasil foi anunciada durante o Made on Youtube 2025, evento anual da plataforma. Em comunicado, Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube, afirma que o País tem um dos ecossistemas de criadores mais vibrantes do mundo e que a chegada do Programa de Afiliados é um marco importante.

“Combinado com as novas ferramentas globais de colaboração, transmissão ao vivo e dublagem com sincronização labial, que também estão entre os principais anúncios, estamos dando aos criadores brasileiros mais formas de construir suas comunidades e transformar sua criatividade em negócios”, diz a executiva.

O YouTube promete, em breve, fornecer mais detalhes sobre os critérios para a entrada de creators no programa de afiliação.