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Opinião

O futuro do marketing na era da inteligência artificial

Tecnologia desperta muita preocupação e, de fato, pede adaptação, mas também abre um mar de oportunidades


28 de junho de 2024 - 6h00

A inteligência artificial (IA) tornou-se um tema central nas discussões sobre o futuro do trabalho, despertando preocupações sobre seu impacto no mercado e causando receio em muitos profissionais, especialmente nos que são mais avessos a mudanças e novas tecnologias. No entanto, é fundamental analisar essa questão com cautela e compreender que a IA, na verdade, abre um mar de oportunidades para os profissionais se adaptarem às novas tecnologias e desenvolverem as habilidades necessárias para essa nova era.

A adaptação à nova realidade é crucial para profissionais de todas as áreas, mas especialmente aos que vivem no mundo de agências de publicidade, que tradicionalmente são um motor de inovação. Isso significa que conceitos como machine learning, análise de dados e automação de processos não farão parte apenas das áreas de dados e mídia, mas serão algo a que todo mundo vai precisar se adaptar para pensar em novas soluções e elevar o nível de entrega e a produtividade.

O profissional do futuro será aquele que saberá combinar suas habilidades humanas com as ferramentas de IA de forma estratégica e criativa. A IA não substitui a criatividade e o pensamento crítico, mas os complementa, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais complexas e de maior valor agregado.

Acredito que a Inteligência Artificial não representa uma ameaça aos empregos na área de publicidade, mas, assim como aconteceu com a entrada e evolução do digital e da mídia programática, mudanças serão necessárias e isso representa uma oportunidade para que todos se adaptem, desenvolvam novas habilidades e explorem diferentes formas de atuação.

Como disse Hugo Rodrigues, “todo mundo quer mudança, mas ninguém quer mudar”. Nesse caso, lamento dizer, mas aí, sim, a IA será uma ameaça aos empregos.

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