Notícias
7 caminhos para fortalecer sua equipe de social media
Para estruturar sua estratégia de marketing nas redes sociais é preciso envolver a empresa como um todo
7 caminhos para fortalecer sua equipe de social media
Buscar7 caminhos para fortalecer sua equipe de social media
BuscarPara estruturar sua estratégia de marketing nas redes sociais é preciso envolver a empresa como um todo
5 de novembro de 2014 - 5h14
Gerenciar redes sociais dentro de uma estratégia de marketing maior não é tarefa fácil. Embora a mídia social seja mais rentável do que outros meios de publicidade, fatores como tempo, recursos e equipe exigem muito comprometimento das empresas, pequenas ou grandes.
Cada negócio é diferente quando se fala em organização interna, assim como objetivos a serem alcançados. Como resultado, a equipe necessária para gerenciar os canais sociais varia muito dependendo da empresa.
Mesmo que não exista uma fórmula exata para montar uma equipe de social media, é necessário integrar o social em todas as áreas da empresa para descobrir as necessidades e hierarquias desse segmento.
Segundo o Hootsuite, empresas que investem em social podem elevar o valor anual de seus negócios em até US$ 1,3 trilhões. Portanto, alinhar sua equipe aos esforços de social media marketing pode gerar resultados na visibilidade e da marca, além de fortalecer relações com consumidores.
Confira as dicas abaixo:
1. Convença a diretoria
Concentre-se em mostrar o ROI da social media para a empresa ilustrando com dados da indústria. Compare a eficiência do social e da TV e outros meios tradicionais, estime os resultados que poderão ser atingidos com o investimento.
Ao conversar com seus líderes, você poderá articular melhor como a empresa poderá trabalhar o social em cada departamento.
2. Dê treinamentos
Coordene sua equipe sobre como devem interagir e usar as redes sociais em prol da empresa.
Estabeleça regras para sua empresa, seguidas por treinamentos formais para trazer cada membro a um nível básico de entendimento sobre como usar o social para gerar resultados.
A educação mais ampla da empresa é necessária para construir habilidades e conhecimento que ajudarão a empresa a ter sucesso nesse vasto universo, evitando desastres no processo.
3. Desenvolva uma estratégia com objetivos
Desenvolva uma estratégia aprofundada para alinhar esforços de curto e longo prazo em departamentos que ficarão responsáveis pelas redes sociais.
Existem pontos que dizem respeito a todos os departamentos, mas alguns gerenciam social media com mais frequência e, portanto, precisam de um plano para esses esforços.
Sua estratégia deve definir os objetivos do uso da social media, as táticas para atingir essas metas, os recursos necessários para executar esses planos e as métricas que você utilizará para ajudar a analisar o sucesso desses esforços.
Essa estratégia deve mirar nos tipos de comprador que a empresa está tentando atingir. A partir disso, fica definido em quais canais a empresa deve estar ativa, que tipos de conteúdo devem ser compartilhados e que tópicos devem ser cobertos.
A partir daí, a equipe poderá dialogar diretamente com seu target e garantir que suas ofertas apareçam nas redes sociais.
Uma estratégia aprofundada garantirá que seus colaboradores mais ativos na empresa trabalhem com objetivos parecidos e impulsionem resultados de longo prazo.
4. Coordene o social para aumentar as vendas
Segundo o All Twitter, a social media impulsionará o crescimento do comércio online, resultando em um crescimento de US$ 4,5 bilhões em 2016. As redes sociais são fundamentais para atrair a atenção de possíveis consumidores, mapear a jornada e continuar a construir perfis melhores.
Sua equipe deve estar treinada para priorizar as relações com as pessoas na social media, de modo que a tecnologia venha em segundo lugar, somente para facilitar esse relacionamento.
5. Use as redes sociais para facilitar o serviço ao consumidor
Sua estratégia de social media deve ir ao encontro das necessidades do consumidor. Isso exige que a equipe escute e monitore as conversas relacionadas a marca. Crie uma conta para lidar somente com dúvidas e preocupações dos consumidores, para que o feedback e experiência sejam cada vez melhores.
6. Assegure o cumprimento legal e de recursos humanos
Como parte essencial de como a equipe de mídias sociais está estruturada e administrada, é importante que as empresas incluam o envolvimento legal e de recursos humanos em sua estratégia de marketing para garantir o cumprimento de políticas e procedimentos da companhia.
De um ponto de vista legal, a utilização das redes sociais deve seguir todas as políticas estabelecidas internamente, além de outras regulações às quais a indústria deve aderir quando se trata da mensagem a ser compartilhada com a base de consumidores.
7. Marketing deve liderar a integração com social
A equipe de marketing deve liderar a integração das redes sociais na empresa, uma vez que ela trabalha mais próxima a esses canais. Esse departamento deve ser responsável por manter atualizadas as plataformas nas quais a empresa está ativa, as ferramentas que auxiliam no gerenciamento do processo, o conteúdo a ser produzido e como se manter na liderança da indústria.
Com informações do The Next Web
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores