OpenAI faz acordo com publishers de até US$ 5 milhões anuais

Buscar

OpenAI faz acordo com publishers de até US$ 5 milhões anuais

Buscar
Publicidade

Mídia

OpenAI faz acordo com publishers de até US$ 5 milhões anuais

Valor pago pela OpenAI a publishers é utilizado como respaldo em direitos autorais, mas empresas de mídia apontam que ainda não é o suficiente


5 de janeiro de 2024 - 10h51

A OpenAI oferece entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões a publishers de notícias para treinar seus modelos de linguagem com informações das empresas. As informações sobre os acordos de licenciamento foram dadas pelo portal The Information.

publishers

OpenAI treinaria modelos de linguagem para o ChatGPT, por exemplo, com base em notícias licenciadas (Crédito: Diego/Adobestock)

As parcerias acontecem à medida em que os direitos autorais estão vindo à tona no que diz respeito ao conteúdo gerado por inteligência artificial. Big techs como Google e Meta seguiam um mecanismo semelhante, ao oferecer determinados valores a publishers e empresas de mídia para que pudessem utilizar as informações em manchetes e pré-visualizações em seus espaços.

O portal apontou que os valores são pequenos até mesmo para pequenos publishers e defende que isso pode dificultar o fechamento de acordos com a empresa. É o caso do The New York Times, que recusou os termos e ainda processou a OpenAI por violação de direitos autorais. Além disso, a empresa de mídia alegou o mesmo sobre o Copilot, da Microsoft.

Modelos de linguagem iniciais do Google e da própria OpenAI para o ChatGPT foram treinados com base em milhões de dados já disponibilizados na Internet anteriormente. Contudo, o NYT já vetou o uso de reportagens e demais informações de seu site para o treinamento dos modelos de linguagem. A Vox Media fez o mesmo, conforme reportagem do The Verge.

Concorrência no mercado de IA

Os direitos autorais já estão sendo moeda de incentivo para a corrida pela IA. O The Information relatou que, segundo um relatório, a Apple busca firmar parcerias com empresas de mídia para usar seus conteúdos de maneira mais ampla do que a OpenAI faz. Para isso, estaria oferecendo pelo menos US$ 50 milhões em acordo com um período de vários anos.

A democratização da tecnologia, bem como a busca pelo seu domínio, estão fazendo com que empresas criem soluções cada vez mais avançadas. A OpenAI se prepara para lançar a GPT Store na próxima semana. A loja virtual permite que usuários vendam e compartilhem ferramentas de IA personalizadas e baseadas nos modelos de linguagem da companhia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fora do BBB 24, Beatriz Reis já faz ‘publi’ para a própria Globo

    Fora do BBB 24, Beatriz Reis já faz ‘publi’ para a própria Globo

    Participante do reality aparece em vídeo publicado nas redes sociais da emissora convidando o público a acompanhar as três novelas da grade

  • Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Canções da cantora estavam fora da plataforma devido a impasses em contrato de licenciamento com a Universal Music, gravadora que a representa